Segundo a pesquisa “Tendências de Bens de Consumo para 2024”, 47% dos consumidores optam por realizar algumas compras de bens de consumo no varejo online, enquanto 52% preferem fazer todas as compras de supermercado em lojas físicas. Apenas 1% realiza compras exclusivamente online.
Os dados da pesquisa conduzida pela Opinion Box em parceria com a Neogrid são ancorados na participação de 2.212 entrevistados.
O estudo revela também que a pandemia desempenhou um papel decisivo ao incentivar as pessoas a começarem a realizar compras de supermercado no varejo online. Entre aqueles que adotaram essa prática, 26% começaram antes da pandemia, 55% durante e 19% após o seu fim.
Quando questionados sobre os motivos para optarem por compras online de bens de consumo, as principais razões citadas foram: promoções exclusivas (39%), preço baixo (37%) e a conveniência de poder fazer as compras de casa (35%).
Além disso, 27% dos entrevistados mencionaram economia de tempo, 24% destacaram a possibilidade de comparar preços. 17% apontaram a maior variedade de produtos como um atrativo e 15% valorizaram a flexibilidade de agendar a entrega. Apenas 3% mencionaram outros motivos.
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Compras em lojas físicas
No que diz respeito às compras no varejo físico, 79% dos consumidores optam por marcas próprias de supermercado devido ao preço, enquanto 19% consideram a variedade e 8% a qualidade como fatores determinantes. Apenas 2% têm outras razões para essa escolha.
A pesquisa também questionou sobre os tipos de varejo físico mais utilizados pelas pessoas. 30% preferem atacarejos ou atacados, 33% optam por supermercados tradicionais, 25% escolhem hipermercados e grandes redes e 12% frequentam os mercados de bairro.
Preferências dos consumidores
Em relação às preferências dos consumidores, a ideia de consumo sustentável está ganhando destaque. Segundo a pesquisa, 37% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ecológicos ou sustentáveis, enquanto 33% têm dúvidas e 30% não pagariam a mais por esses produtos.
Além disso, 49% dos entrevistados afirmaram que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia um pouco suas escolhas de produtos no supermercado. Para 26%, essa influência é significativa, enquanto 25% afirmam que isso não altera suas decisões de compra.
Quando questionados se costumam ler os rótulos dos produtos antes de comprar, 21% responderam que sempre o fazem, 29% frequentemente, 32% às vezes, 15% raramente e apenas 3% nunca checam os rótulos.
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