Os bancos digitais e aplicativos de instituições tradicionais tem um uso amplo nas periferias, com 61% dos moradores possuindo conta em digital e 59% conta corrente, conforme revelado pela pesquisa “Favela Tech”, conduzida pela NÓS Pesquisas para apontar tendências de consumo digital em 2024 nas favelas brasileiras.
Ao serem perguntados sobre o banco preferido, 61% dos entrevistados optam pelo Nubank, 44% pela Caixa e 39% pelo PicPay. O Pix desponta como o meio de pagamento mais utilizado (77%), seguido por cartão de débito (55%), cartão de crédito (42%), dinheiro em espécie (17%), boleto bancário (9%) e transferência/doc (5%).
Além disso, o uso diário do Pix foi mencionado por 60% dos entrevistados. Esse hábito também contribui para que 61% estejam familiarizados com a carteira digital, embora apenas 22% a utilizem ativamente.
O uso frequente de aplicativos bancários também se mostrou uma prática comum, com 77% dos participantes abrindo o aplicativo diariamente. Além disso, 89% dos consumidores de favelas preferem acessar o banco online.
A pesquisa também revela os critérios que influenciam a escolha dos bancos e aplicativos bancários, sendo um acesso fácil aos serviços online (43%), taxas baixas (42%) e facilidade nos serviços (35%) os principais motivadores.
Em seguida, destacam-se atendimento de qualidade ao cliente (32%), recursos de segurança (23%) e uma variedade de produtos financeiros (20%), como empréstimos e investimentos. Programas de recompensas (19%), reputação sólida (17%) e disponibilidade de serviços (12%) vêm em sequência.
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Tendências de Consumo
No cenário das tendências de consumo, a pesquisa indica que, em 2023, 59% das comunidades realizam pesquisas e compras online, com as mulheres liderando esse comportamento (62%). A maioria dos consumidores (67%) tem entre 25 e 34 anos; seguidos por pessoas entre 35 e 44 anos (62%), e entre 18 e 24 anos (61%).
As compras online mais realizadas pelos moradores de favelas entrevistados abrangem principalmente roupas e acessórios (59%), calçados (43%), beleza e higiene (39%), eletrônicos (33%) e comida pronta (31%).
Além disso, 33% dos entrevistados afirmaram que realizam compras mensais, enquanto 18% o fazem a cada dois meses e 12% semanalmente. Há também consumidores quinzenais (10%), a cada três meses (9%), e sazonais, aproveitando apenas promoções (7%). Uma parcela menor (4%) realiza compras anuais e 1% a cada dois anos ou mais.
Além disso, 76% dos consumidores afirmam realizar compras online por meio de dispositivos móveis, sendo que 50% preferem aplicativos para suas compras, com esse número aumentando para 58% entre a geração Z (de 15 a 28 anos).