Uma pesquisa realizada pela Opinion Box revelou que 63% das pessoas que fizeram compras online nos últimos doze meses se arrependeram após as aquisições. Esse número é 9% maior do que o registrado entre os compradores de lojas físicas, onde o arrependimento alcançou 54%.
O estudo entrevistou 2.202 pessoas ao longo dos meses de agosto e setembro, com a maioria dos participantes das regiões sudeste e nordeste do país. Entre os que optaram por comprar pela internet, 1% admitiu que o arrependimento é uma ocorrência constante, enquanto 3% afirmaram sentir isso de forma frequente. Para 21%, o arrependimento acontece ocasionalmente, enquanto a maioria expressiva de 73% raramente se arrepende, e 2% não souberam responder.
Os números se assemelham quando se trata de compras em lojas físicas, com a única diferença sendo que 24% dos entrevistados disseram ter o sentimento às vezes, enquanto 70% afirmaram raramente sentir remorso.
Atitudes no arrependimento pós-compra
Em relação às ações tomadas após o arrependimento das compras online, a pesquisa indica que 47% das pessoas optam por devolver ou trocar o produto, enquanto 24% preferem entrar em contato com a loja para discutir opções. Essa tendência se repete nas compras em lojas físicas, com 50% optando pela devolução ou troca, 26% deixando o assunto de lado sem ação e 24% entrando em contato com a loja.
A pesquisa também abordou a conformidade das lojas com o Código de Defesa do Consumidor, que permite a desistência da compra online em até sete dias após o recebimento do produto. Segundo os entrevistados, 92% das lojas seguiram a legislação, enquanto 8% não cumpriram com o regulamento. A política de devolução ou reembolso foi considerada importante por 22% dos consumidores.
Motivos do arrependimento pós compra
Os motivos por trás do arrependimento pós-compra também foram explorados. Para 54% dos consumidores, a principal razão para o arrependimento foi a compra de itens em promoção. Já 34% disseram ter se arrependido de produtos adquiridos sob influência de influenciadores digitais.
Qualidade do produto (67%) e preço (66%) foram os principais fatores que influenciaram as decisões de compra, seguidos de perto pelo valor do frete (61%), promoções e descontos (56%) e avaliações de outros clientes (52%).
Outros fatores que tiveram impacto na decisão de compra incluíram a possibilidade de parcelar o valor (33%). Além do reconhecimento da marca (26%) e a facilidade de encontrar o produto (26%). Enquanto para 21% dos entrevistados, as recomendações de amigos e familiares pesaram na decisão.