A pesquisa “The State of Marketing 2024”, divulgada pela HubSpot, aponta que a inteligência artificial (IA) é uma das principais tendências no marketing neste ano. Segundo o estudo, 64% dos profissionais de marketing utilizam IA para acelerar tarefas rotineiras.
O estudo, que ouviu 1.500 profissionais de marketing, de diversos setores em 14 países, revelou que entre os que usam IA no trabalho 33% a usam para pesquisa e 30% para análise de dados e geração de relatórios. Além disso, 45% fazem o uso da inteligência artificial para buscar inspiração para os conteúdos, enquanto apenas 6% disseram que usam a ferramenta para a própria criação de conteúdo.
A tecnologia auxilia os marketeiros em suas principais dificuldades. Para mais de 30%, os principais dilemas são a busca por novas ideias e a criação de conteúdo que gere um alto nível de engajamento (comentários, compartilhamentos, cliques) para a marca. Por outro lado, 15% enfrentam problemas na geração de tráfego e alcance de leads, enquanto 14% disseram que a maior dificuldade é entender as necessidades dos consumidores.
Redes sociais são lugar de venda
O estudo revela tendências interessantes sobre o comportamento da Geração Z e dos Millennials nas redes sociais. Mais de 17% desses usuários afirmam ter realizado compras diretamente nos aplicativos, e um em cada cinco prefere utilizar mensagens diretas (DM) para buscar atendimento ao cliente. Essa mudança na forma como os consumidores interagem com marcas e fazem compras destaca a necessidade de adaptar as estratégias de marketing para capturar a atenção dessas gerações.
Em resposta a essas mudanças, 64% dos profissionais de marketing estão concentrados em engajar Millennials, enquanto 67% direcionam suas campanhas para a Geração X, evidenciando o foco nas gerações mais jovens. Em contraste, apenas 27% investem em campanhas direcionadas aos Baby Boomers. Entre as plataformas, Facebook, Instagram e YouTube continuam a liderar em retorno sobre investimento (ROI).
A pesquisa “The State of Marketing 2024” também aponta que vídeos curtos são atualmente a ferramenta mais eficaz para construir a identidade de marca. Este formato, que se destaca pelo seu alto ROI, é valorizado por 56% dos profissionais, que planejam aumentar o investimento, especialmente no TikTok, a plataforma preferida para tais iniciativas.
Além disso, 30% dos entrevistados, que anteriormente não utilizavam vídeos, passaram a adotar esse formato em 2024, reconhecendo sua importância para branding e conversão. Essas mudanças nas estratégias de marketing refletem uma adaptação necessária para maximizar o engajamento e o retorno sobre investimento em um cenário digital em constante evolução.
O relevância do e-mail marketing
A pesquisa também revelou que, entre os canais analisados, o e-mail marketing se destaca com um retorno sobre investimento (ROI) notável. Empatado com o marketing de conteúdo e os posts patrocinados, ele é o principal ROI para 14% das empresas entrevistadas, superado apenas pelas redes sociais e pelos sites/blogs.
Essa persistente relevância do e-mail marketing pode ser atribuída à sua capacidade de oferecer uma comunicação altamente personalizada, um aspecto valorizado por 75% dos profissionais de marketing. A personalização, de fato, é um dos principais fatores que tornam o e-mail uma ferramenta eficaz.
Leia também: