65% dos brasileiros consomem diariamente conteúdo produzido por criadores, aponta pesquisa

De acordo com IAB Brasil, 79% da população geral consome algum conteúdo produzido por creators ou influenciadores.

De acordo com o IAB Brasil, a presença dos criadores de conteúdo se tornou parte diária da vida de 65% dos brasileiros. Com mais de 80% da população maior de 10 anos de idade utilizando a internet, a influência desses criadores se estende por todas as classes sociais, impulsionada pela facilidade dos dispositivos móveis, como os smartphones. 

A transformação não se restringe somente ao uso de smartphones, a evolução também acontece com as TVs conectadas. Em apenas quatro anos, de 2018 a 2022, o número de aparelhos televisivos com acesso à internet subiu de 29% para 55%.

Atualmente, 79% da população geral consome algum tipo de conteúdo produzido por criadores ou influenciadores digitais. Esse dado representa um aumento em relação aos 52% observados há apenas quatro anos.

Consumo dos criadores

A pesquisa também divulgou que 71% dos brasileiros com idades entre 25 e 34 anos consomem diariamente as publicações de criadores. Esse público investe quase duas horas por dia em conteúdos elaborados pelos creators.

Entre a sua audiência, os criadores de conteúdo são vistos como “disseminadores de conhecimento” e “conselheiros” nos tópicos que abordam . Para 55% dos usuários, o desejo de aprender e ampliar conhecimentos surge como a principal motivação para seguir um criador de conteúdo.

Logo atrás, está o desejo de adquirir dicas e conselhos práticos relacionados a assuntos específicos (44%). Além disso, a busca por inspiração e motivação transmitidas pelo conteúdo também é um motivo central (40%).

Influência dos creators

Assim, 9 em cada 10 usuários costumam transformar em ações reais as dicas e conselhos fornecidos pelos influenciadores e 46% das pessoas estão usando frequentemente essas dicas. 

Além de tudo, para 58% dos consumidores, publicações patrocinadas (“publis”) são uma ferramenta interessante para descobrir novos produtos, e 44% já manifestaram interesse em explorar produtos ou serviços divulgados por esses meios, evidenciando o impacto positivo e a confiança gerada.

Leia também:

85% dos consumidores fazem compras online uma vez ao mês, diz pesquisa

Conteúdos em vídeo alcançaram 99,2% dos brasileiros no primeiro semestre do ano, aponta estudo

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *