De acordo com o IAB Brasil, a presença dos criadores de conteúdo se tornou parte diária da vida de 65% dos brasileiros. Com mais de 80% da população maior de 10 anos de idade utilizando a internet, a influência desses criadores se estende por todas as classes sociais, impulsionada pela facilidade dos dispositivos móveis, como os smartphones.
A transformação não se restringe somente ao uso de smartphones, a evolução também acontece com as TVs conectadas. Em apenas quatro anos, de 2018 a 2022, o número de aparelhos televisivos com acesso à internet subiu de 29% para 55%.
Atualmente, 79% da população geral consome algum tipo de conteúdo produzido por criadores ou influenciadores digitais. Esse dado representa um aumento em relação aos 52% observados há apenas quatro anos.
Consumo dos criadores
A pesquisa também divulgou que 71% dos brasileiros com idades entre 25 e 34 anos consomem diariamente as publicações de criadores. Esse público investe quase duas horas por dia em conteúdos elaborados pelos creators.
Entre a sua audiência, os criadores de conteúdo são vistos como “disseminadores de conhecimento” e “conselheiros” nos tópicos que abordam . Para 55% dos usuários, o desejo de aprender e ampliar conhecimentos surge como a principal motivação para seguir um criador de conteúdo.
Logo atrás, está o desejo de adquirir dicas e conselhos práticos relacionados a assuntos específicos (44%). Além disso, a busca por inspiração e motivação transmitidas pelo conteúdo também é um motivo central (40%).
Influência dos creators
Assim, 9 em cada 10 usuários costumam transformar em ações reais as dicas e conselhos fornecidos pelos influenciadores e 46% das pessoas estão usando frequentemente essas dicas.
Além de tudo, para 58% dos consumidores, publicações patrocinadas (“publis”) são uma ferramenta interessante para descobrir novos produtos, e 44% já manifestaram interesse em explorar produtos ou serviços divulgados por esses meios, evidenciando o impacto positivo e a confiança gerada.
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