De acordo com uma pesquisa conduzida pela Opinion Box, há uma tendência de compras de roupas em lojas online, com 66% dos consumidores admitindo ter esse hábito. O preço e a comodidade são os principais motivos destacados pelos consumidores que escolhem lojas online.
A pesquisa, que entrevistou 2.172 pessoas, revelou que a pandemia desempenhou um papel importante na mudança de hábitos de consumo. Muitos clientes experimentaram compras online pela primeira vez ou aumentaram sua frequência durante o período.
Apesar disso, 53% ainda preferem fazer compras em lojas físicas, enquanto 43% optam por estabelecimentos físicos com vendedores locais. Além disso, os consumidores também recorrem a outlets (17%), redes sociais (14%) e brechós (10%) para suas compras de moda. Apenas 8% relatam realizar compras em feiras de moda ou em lojas físicas de luxo.
Embora as compras online tenham aumentado, apenas 3% dos consumidores compram exclusivamente pela internet. Enquanto 12% optam exclusivamente pelas lojas físicas e 33% dividem igualmente suas compras entre os dois formatos. Há, ainda, 19% que compram mais em lojas físicas do que online e outros 33% que tendem a comprar mais em lojas online do que em físicas.
Preferências de compras
Quando questionados sobre os motivos para comprar moda online, 59% mencionaram os preços competitivos, seguidos por 47% que apreciam a comodidade de comprar em casa. A variedade de produtos (41%) e a influência das opiniões e avaliações de outros compradores (24%) também são fatores importantes.
Entre aqueles que evitam compras online, 56% preferem experimentar os itens antes de comprar, enquanto 32% valorizam a experiência de compra presencial. A desconfiança nos sites (11%), a demora na entrega (9%) e o custo mais elevado (9%) são outras razões citadas.
Relatos sobre consumo de moda
Quando se trata das preferências dos consumidores em relação às marcas, 69% afirmam dar preferência a empresas que adotam práticas sustentáveis. Além disso, 55% evitam marcas envolvidas em práticas de trabalho análogo à escravidão.
O atendimento também é fator importante. 69% afirmaram que já deixaram de comprar em uma marca de roupas, sapatos e acessórios por terem recebido um atendimento ruim. Já 44% afirmaram ter dificuldades em encontrar o próprio tamanho ao comprar roupas.
Outro fator decisivo é a qualidade, com 75% dos entrevistados preferindo marcas conhecidas pela excelência de seus produtos, enquanto apenas 38% optam por marcas mais baratas.
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