66% dos consumidores compram roupas em lojas online, aponta estudo

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, o preço e a comodidade são os principais motivos para compras em lojas online.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Opinion Box, há uma tendência de compras de roupas em lojas online, com 66% dos consumidores admitindo ter esse hábito. O preço e a comodidade são os principais motivos destacados pelos consumidores que escolhem lojas online.

A pesquisa, que entrevistou 2.172 pessoas, revelou que a pandemia desempenhou um papel importante na mudança de hábitos de consumo. Muitos clientes experimentaram compras online pela primeira vez ou aumentaram sua frequência durante o período. 

Apesar disso, 53% ainda preferem fazer compras em lojas físicas, enquanto 43% optam por estabelecimentos físicos com vendedores locais. Além disso, os consumidores também recorrem a outlets (17%), redes sociais (14%) e brechós (10%) para suas compras de moda. Apenas 8% relatam realizar compras em feiras de moda ou em lojas físicas de luxo.

Embora as compras online tenham aumentado, apenas 3% dos consumidores compram exclusivamente pela internet. Enquanto 12% optam exclusivamente pelas lojas físicas e 33% dividem igualmente suas compras entre os dois formatos. Há, ainda, 19% que compram mais em lojas físicas do que online e outros 33% que tendem a comprar mais em lojas online do que em físicas. 

Preferências de compras

Quando questionados sobre os motivos para comprar moda online, 59% mencionaram os preços competitivos, seguidos por 47% que apreciam a comodidade de comprar em casa. A variedade de produtos (41%) e a influência das opiniões e avaliações de outros compradores (24%) também são fatores importantes.

Entre aqueles que evitam compras online, 56% preferem experimentar os itens antes de comprar, enquanto 32% valorizam a experiência de compra presencial. A desconfiança nos sites (11%), a demora na entrega (9%) e o custo mais elevado (9%) são outras razões citadas.

Relatos sobre consumo de moda

Quando se trata das preferências dos consumidores em relação às marcas, 69% afirmam dar preferência a empresas que adotam práticas sustentáveis. Além disso, 55% evitam marcas envolvidas em práticas de trabalho análogo à escravidão.

O atendimento também é fator importante. 69% afirmaram que já deixaram de comprar em uma marca de roupas, sapatos e acessórios por terem recebido um atendimento ruim. Já 44% afirmaram ter dificuldades em encontrar o próprio tamanho ao comprar roupas.

Outro fator decisivo é a qualidade, com 75% dos entrevistados preferindo marcas conhecidas pela excelência de seus produtos, enquanto apenas 38% optam por marcas mais baratas.

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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