68% dos brasileiros usam exclusivamente dispositivos móveis, aponta estudo

Segundo pesquisa da Comscore, as categoriais com maior alcance tanto para mobile quanto para desktop são entretenimento e redes sociais.

De acordo com a pesquisa “Benchmarks, Consumo Digital” da Comscore, 68% dos brasileiros utilizam exclusivamente dispositivos móveis, como smartphones e notebooks, para acessar a internet. Em contrapartida, apenas 7% optam pelo uso exclusivo de desktops (computadores), enquanto 25% navegam utilizando diversos aparelhos. 

De acordo com o estudo, as redes sociais também se mostraram como plataformas “mobile first”, que exigem a priorização da criação de sites e páginas digitais adaptadas para usuários, principalmente de celulares e tablets. Em uma média global, os usuários passam 51 minutos por dia em diferentes redes sociais usando dispositivos móveis, e apenas 2 minutos usando o desktop para acessar tais plataformas.

Além disso, em relação ao tempo gasto em redes sociais, 66% é dedicado a mídias. Enquanto, 34% é dedicado a plataformas de mensagens.

Em relação ao conteúdo, no cenário dos dispositivos móveis, as categorias de maior alcance no Brasil são entretenimento (96%), redes sociais (96%) e navegadores de internet (91%). Logo atrás, encontram-se notícias e informações, com um alcance de 83%.

Já nos desktops, as notícias lideram o alcance com 99%, seguidas de entretenimento (97%), navegadores (91%) e redes sociais (91%).

Globalmente, as categorias com maior alcance em dispositivos móveis incluem entretenimento (78%), notícias e informações (77%) e redes sociais (68%). Nos desktops, o uso de navegadores de internet e sites de pesquisa é predominante, atingindo 90%, seguidos por notícias e informações (81%) e entretenimento (73%).

Plataformas com destaque

Em relação as plataformas com maior alcance no Brasil, o Google lidera com 99,3%, abrangendo todas as faixas etárias. O Facebook, da Meta, aparece logo em seguida, com 98,6% entre pessoas de 18 a 34 anos e 97,9% entre pessoas com mais de 35 anos. O UOL ocupa o terceiro lugar, com um alcance de 76% entre os mais jovens e 80,7% entre os mais velhos.

A pesquisa da Comscore sobre o primeiro semestre de 2023 também destacou que 2023 foi o ano da inteligência artificial nas conversas em redes sociais. O ChatGPT liderou as conversas sociais globais sobre inteligência artificial em janeiro, registrando 9,2 milhões de interações em suas redes.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *