68% dos consumidores possuem assinaturas de serviços digitais, aponta estudo

Segundo pesquisa da Opinion Box, 81% dos brasileiros têm assinaturas de streamings de vídeo.

68% dos consumidores assinam algum serviço digital, enquanto 23% possuem assinaturas tanto físicas quanto digitais, e apenas 9% têm assinaturas exclusivamente de produtos ou serviços físicos.

Esses dados são da “Pesquisa de Assinaturas 2024“, realizada pela Opinion Box em parceria com a Vindi, que entrevistou 2075 pessoas. Dentro desse contexto, os streamings de vídeo se destacam como a principal preferência, alcançando 81% dos participantes.

Quanto aos serviços de nuvem, são adquiridos por 64% dos consumidores, seguidos por 52% que optam por streamings de música. Entre este último, o Spotify lidera com 49% dos assinantes, seguido por Amazon Music (20%) e YouTube Music (19%), com Deezer (17%) e Apple Music (7%) também presentes. Outros serviços como Resso (3%), Skeelo (3%) e Tidal (2%) aparecem em seguida.

Receba semanalmente as últimas notícias e estudos relevantes
para o mundo do marketing e da publicidade!
Inscreva-se na newsletter do O Buzz!

Comportamento de consumo

Explorando o comportamento de consumo, a pesquisa revelou que 36% dos entrevistados admitiram ter assinado um streaming de vídeo apenas para explorar o catálogo, seja em uma única ocasião ou em várias. Em contrapartida, 64% afirmaram que isso nunca ocorreu.

Além disso, 71% dos participantes relataram ter assinado um serviço pelo menos uma vez devido a recomendações positivas de pessoas próximas, destacando o impacto da influência social nas decisões de assinatura. Enquanto 56% já desistiram de assinar algo devido a comentários negativos de pessoas próximas, evidenciando a influência das opiniões pessoais.

Quanto aos métodos de pagamento, o cartão de crédito é a opção predominante, escolhido por 64% dos usuários. O Pix representa 14%, seguido pelo débito em conta corrente com 10%. O boleto bancário é utilizado por 7% dos consumidores. Carteiras digitais (3%) e cartões de loja (1%) também são mencionados como métodos de pagamento.

Assinaturas físicas

Em relação aos produtos de assinaturas físicas, 12% são planos de vinho e 11% para pets, seguidos por 9% com livros, 8% com revistas e jornais, e 7% com alimentação. As compras de cosméticos e café também possuem 7% cada. Enquanto 6% têm assinatura de roupas e 5% de produtos diversos.

Leia também:

63% dos consumidores já se arrependeram em compras online, aponta pesquisa

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *