72% dos executivos de marketing esperam orçamentos maiores para publicidade, aponta pesquisa

O Relatório Anual de Marketing Global da Nielsen aponta uma preferência crescente dos profissionais por investimentos em performance em vez de construção de marca.

Os especialistas em marketing estão otimistas para 2024, com 72% dos profissionais prevendo um aumento nos orçamentos de publicidade, um salto em relação aos 64% registrados em 2023. Na América Latina, essa tendência é ainda maior, com 76% dos profissionais antecipando um incremento nos investimentos em publicidade.

Esses dados foram revelados pelo “Relatório Anual de Marketing 2024“, da Nielsen, baseado em uma pesquisa realizada com 2 mil executivos do setor, responsáveis por administrar orçamentos de marketing para empresas de diversas áreas. 

A pesquisa chamou atenção para a mudança na alocação de recursos para canais digitais. No cenário local e mundial, há uma clara preferência por esses canais, com 62% dos profissionais de marketing na América Latina e 63% a nível global optando por direcionar suas campanhas para plataformas digitais, abrangendo anúncios em sites, busca, redes sociais e vídeos online.

Segundo a Nielsen, essa mudança ocorre devido ao reconhecimento generalizado por parte dos profissionais de marketing em relação à eficácia desses canais. Entre os mais destacados estão as redes sociais, preferidas por 79% dos entrevistados. Logo em seguida estão pesquisas online (72%), vídeos online (71%), display online (70%) e e-mail (60%).

Medindo resultados

Em relação às ferramentas de medição de resultados, 90% dos executivos de marketing na América Latina demonstram um alto nível de confiança em suas habilidades de medição de retorno sobre investimento (ROI). O dado representa um aumento significativo em relação aos 71% registrados em 2023.

Entretanto, apenas 42% dos profissionais afirmam avaliar os resultados de suas campanhas ao combinar os esforços de marketing tradicional e digital.

Growth e Branding

Outra tendência marcante é o foco crescente em campanhas de performance (estratégia chamada de growth). Isso está evidente na América Latina, onde 72% dos profissionais de marketing planejam priorizar ações voltadas para vendas em detrimento da construção de marca (branding).

Já 60% dos profissionais afirmam que provavelmente aumentarão o investimento em branding em suas estratégias de mídia para 2024. A Nielsen justifica a mudança pelos desafios econômicos e de cadeia de abastecimento.

Leia também:

No Brasil, 86% das empresas planejam integrar Growth e Branding em 2024, aponta estudo

64% Geração Z já utilizou o TikTok para pesquisas, aponta estudo

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *