Os especialistas em marketing estão otimistas para 2024, com 72% dos profissionais prevendo um aumento nos orçamentos de publicidade, um salto em relação aos 64% registrados em 2023. Na América Latina, essa tendência é ainda maior, com 76% dos profissionais antecipando um incremento nos investimentos em publicidade.
Esses dados foram revelados pelo “Relatório Anual de Marketing 2024“, da Nielsen, baseado em uma pesquisa realizada com 2 mil executivos do setor, responsáveis por administrar orçamentos de marketing para empresas de diversas áreas.
A pesquisa chamou atenção para a mudança na alocação de recursos para canais digitais. No cenário local e mundial, há uma clara preferência por esses canais, com 62% dos profissionais de marketing na América Latina e 63% a nível global optando por direcionar suas campanhas para plataformas digitais, abrangendo anúncios em sites, busca, redes sociais e vídeos online.
Segundo a Nielsen, essa mudança ocorre devido ao reconhecimento generalizado por parte dos profissionais de marketing em relação à eficácia desses canais. Entre os mais destacados estão as redes sociais, preferidas por 79% dos entrevistados. Logo em seguida estão pesquisas online (72%), vídeos online (71%), display online (70%) e e-mail (60%).
Medindo resultados
Em relação às ferramentas de medição de resultados, 90% dos executivos de marketing na América Latina demonstram um alto nível de confiança em suas habilidades de medição de retorno sobre investimento (ROI). O dado representa um aumento significativo em relação aos 71% registrados em 2023.
Entretanto, apenas 42% dos profissionais afirmam avaliar os resultados de suas campanhas ao combinar os esforços de marketing tradicional e digital.
Growth e Branding
Outra tendência marcante é o foco crescente em campanhas de performance (estratégia chamada de growth). Isso está evidente na América Latina, onde 72% dos profissionais de marketing planejam priorizar ações voltadas para vendas em detrimento da construção de marca (branding).
Já 60% dos profissionais afirmam que provavelmente aumentarão o investimento em branding em suas estratégias de mídia para 2024. A Nielsen justifica a mudança pelos desafios econômicos e de cadeia de abastecimento.
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