75,6% dos consumidores pretendem comprar durante a Black Friday, aponta estudo

Pesquisa da MField indicou que o número de pessoas que planejam comprar durante a data cresceu 32% em relação a 2022.

Uma pesquisa apontou que 75,6% dos consumidores planejam comprar durante a Black Friday de 2023, que acontecerá no dia 24 de novembro. Os dados são da MField, que aponta também um aumento de 32,2% em relação ao ano anterior.

A pesquisa entrevistou 2.300 pessoas e explorou suas preferências para a data. Entre aqueles que pretendem comprar, 56,7% planejam fazer suas aquisições online, 3,9% optarão por lojas físicas e 18,6% têm a intenção de combinar ambas as modalidades de compras.

Quanto à situação financeira, 41,5% dos consumidores se consideram apertados, mas estão dispostos a aproveitar as ofertas da Black Friday. Enquanto isso, 14,5% afirmam estar em uma situação financeira crítica e não planejam realizar compras. Já 35,7% das pessoas estão financeiramente confortáveis, enquanto 8,3% se consideram muito confortáveis e têm a intenção de comprar.

Perfil dos consumidores para a Black Friday

Para se prepararem para a data os consumidores estão realizando pesquisas com antecedência. Cerca de 32,8% começam a comparar preços um mês antes do evento, 27% o fazem durante a semana da Black Friday e 25,1% pesquisam em cima da hora. A pesquisa também revelou que 53,6% dos entrevistados acreditam que os descontos da Black Friday não são verdadeiros e significativos.

No entanto, 63,4% das pessoas já compraram algo que não estava originalmente planejado, sendo os descontos significativos a principal motivação (87,1%). Outros fatores incluem frete grátis ou entrega rápida (27,8%), avaliações positivas de outros consumidores (16,3%) e programas de fidelidade ou recompensas oferecidos pelas lojas (8,1%).

Intenções de compra

O preço, descontos e ofertas continuam sendo o fator principal para os consumidores na hora de decidir comprar (91,6%). Isso é seguido pela confiança (53,9%), a oferta de frete grátis (43,5%) e o prazo de entrega (25%). Além disso, 19,7% consideram a flexibilidade no pagamento e 12,7% levam em conta a variedade de produtos disponíveis.

No que diz respeito ao ticket médio, 25% dos consumidores planejam gastar entre R$ 151 e R$ 300, enquanto 24,2% limitarão suas compras a até R$ 150. Há também 12,9% dos consumidores que têm a intenção de gastar entre R$ 501 e R$ 1.000, e 19,8% planejam gastar mais de R$ 1.001.

A forma de pagamento preferida será o cartão de crédito, escolhido por 76,9% dos entrevistados, seguido pelo Pix (49,1%) e cartão de débito (26,7%). O boleto deve usado por 14,2% dos consumidores, dinheiro por 9,3% e carteiras eletrônicas, como PicPay e PayPal, por 4,8%. Apenas 0,7% pretendem pagar por meio de depósito bancário.

Quando questionados sobre seus e-commerces favoritos, os mais citados foram: Amazon (72,9%), Shopee (48,7%), Shein (45%), Magazine Luiza (42,1%) e Mercado Livre (40,5%). A Americanas também se destacou como favorita para 35% dos entrevistados, seguida por Casas Bahia, com 24,9%, e Netshoes, com 24,2% de preferência.

 

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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