78% dos brasileiros assistem TV conectada diariamente, revela pesquisa

Estudo da IAB Brasil e Offerwise apontou que 64% dos entrevistados afirmaram ter realizado uma compra após terem visto um anúncio.

Os brasileiros estão utilizando a TV conectada com uma frequência e duração cada vez maior, com 78% assistindo todos os dias ou quase todos os dias no aparelho. Os dados são da pesquisa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade”, realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise.

As chamadas TVs conectadas são dispositivos que possibilitam o acesso à internet, proporcionando aos usuários uma variedade de opções além dos tradicionais canais abertos, como streaming, vídeos e redes sociais.

Segundo a TIC Domicílios, após dois anos de estabilidade, a proporção de usuários de internet no Brasil cresceu, atingindo a marca de 156 milhões neste ano, representando um total de 84% da população brasileira. Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados afirmaram ter acessado a internet pela TV em 2023.

O estudo revelou também que 10% dos participantes assistem à TV conectada de 3 a 4 vezes por semana, enquanto 7% o fazem entre 1 e 2 vezes. Em relação ao tempo dedicado, 31% passam de 2 a 4 horas assistindo, 24% assistem de 1 a 2 horas, 19% mais de 4 a 6 horas e 12% menos de 1 hora por dia. 

A experiência de assistir TV e realizar outras atividades simultaneamente também foi destaque da pesquisa, se mostrando uma realidade para 83% dos participantes. Dentre aqueles que realizam multitarefas, 69% costumam acessar outros dispositivos, seguido por 57% que realizam tarefas domésticas. Além disso, 38% socializam com amigos e familiares, e 26% fazem exercícios físicos.

Anúncios na TV conectada

Quanto aos anúncios na TV conectada, 69% dos entrevistados lembram-se de ter visto peças publicitárias recentemente. Destes, 60% afirmaram “gostar” ou “não se incomodar” com a publicidade, enquanto 16% se mostram indiferentes à publicidade e outros 16% afirmam que ela atrapalha a experiência e 9% alegam que os incomoda. Sobre a relevância, 49% percebem os anúncios como relevantes, 37% como indiferentes e 14% como desinteressantes.

No que diz respeito à personalização dos anúncios, a maioria (66%) acredita que isso é positivo para a experiência ao assistir TV conectada. Entretanto, 20% não gostam da personalização e 14% não têm certeza.

Em relação à conversão, 64% dos entrevistados afirmaram ter realizado uma compra após terem visto um anúncio, enquanto 36% não efetuaram a compra. No entanto, 68% daqueles que nunca realizaram uma compra após um anúncio já manifestaram interesse em adquirir algo nesse contexto.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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