A pesquisa VisualGPS, da iStock, revelou que, após a introdução de inteligência artificial (IA) no marketing, 82% das pessoas consideram que o conteúdo nas redes sociais não é totalmente confiável, enquanto 51% dos entrevistados não confiam em nada do que leem ou escutam em plataformas online.
O estudo, realizado com mais de 30 mil adultos em 25 países, explorou o impacto dos conteúdos gerados por IA. Os resultados mostraram que 76% dos participantes têm mais dificuldade para distinguir entre imagens reais e falsas devido ao avanço da IA.
A análise ainda destacou, ainda, que 98% dos entrevistados veem a autenticidade de imagens e vídeos como crucial para construir confiança nas redes sociais. Enquanto isso, 87% desejam uma maior clareza sobre quando uma imagem é gerada por IA.
Relação dos consumidores com as redes sociais
A pesquisa também explorou a relação e a percepção dos consumidores em relação às mídias sociais na América Latina e nos Estados Unidos. Na América Latina, 75% dos entrevistados acreditam que as plataformas causam mais benefícios do que danos, mas veem os usuários individuais como a principal fonte de problemas.
Em contraste, nos Estados Unidos, 41% dos usuários veem mais mal do que bem nas plataformas sociais, embora 40% não tenham alterado seu uso das redes. Além disso, 33% dos estadunidenses estão usando as redes sociais mais do que nunca.
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