82% das pessoas não confiam em conteúdos das redes sociais após avanço da IA, revela pesquisa

Estudo da iStock aponta que 76% dos entrevistados não conseguem identificar quando uma imagem é gerada por IA.

A pesquisa VisualGPS, da iStock, revelou que, após a introdução de inteligência artificial (IA) no marketing,  82% das pessoas consideram que o conteúdo nas redes sociais não é totalmente confiável, enquanto 51% dos entrevistados não confiam em nada do que leem ou escutam em plataformas online.

O estudo, realizado com mais de 30 mil adultos em 25 países, explorou o impacto dos conteúdos gerados por IA. Os resultados mostraram que 76% dos participantes têm mais dificuldade para distinguir entre imagens reais e falsas devido ao avanço da IA.

A análise ainda destacou, ainda, que 98% dos entrevistados veem a autenticidade de imagens e vídeos como crucial para construir confiança nas redes sociais. Enquanto isso,  87% desejam uma maior clareza sobre quando uma imagem é gerada por IA.

Relação dos consumidores com as redes sociais

A pesquisa também explorou a relação e a percepção dos consumidores em relação às mídias sociais na América Latina e nos Estados Unidos. Na América Latina, 75% dos entrevistados acreditam que as plataformas causam mais benefícios do que danos, mas veem os usuários individuais como a principal fonte de problemas.

Em contraste, nos Estados Unidos, 41% dos usuários veem mais mal do que bem nas plataformas sociais, embora 40% não tenham alterado seu uso das redes. Além disso, 33% dos estadunidenses estão usando as redes sociais mais do que nunca. 

Leia também:

Americanas vai integrar Submarino e Shoptime à sua operação e encerrar as marcas

SBT anuncia 43 influenciadores como embaixadores da emissora nas redes sociais

 

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *