O Brasil ganhou 92 prêmios no Cannes Lions de 2023, o mais importante prêmio de publicidade mundial. O evento aconteceu entre 19 e 23 de junho, na França, e reuniu os melhores trabalhos criativos realizados por agências do mundo todo.
Considerado o “Oscar” da publicidade, o Cannes Lions elege as peças mais criativas do último ano, por meio do crivo de um comitê de jurados. Os participantes disputam os cobiçados leões de ouro, prata e bronze em 30 categorias.
Além disso, o festival escolhe um Grand Prix em cada categoria para a melhor obra, que é o troféu mais prestigiado do evento. E premia também com Leões de Titânio as obras consideradas de “criatividade revolucionária” e que representam uma nova era na indústria, apontando para direções inovadoras e impulsionando-a a avançar constantemente.
Neste ano, a agência brasileira com a maior pontuação no festival foi AKQA, responsável pela produção da campanha “Cartão da Transparência” para o Congresso em Foco, que rendeu dois ouros (Digital Craft e Mobile), três Pratas (Creative Data, Digital Craft e Direct) e um Bronze (Innovation).
Além disso, AKQA São Paulo e Portland produziram a campanha “Never done evolving feat Serena”, responsável pelo Grand Prix de Digital Craft, 1 Prata (Social & Influencer) e 2 Bronzes (Creative Data e Social & Influencer).
A agência Africa Creative ganhou o terceiro leão de titânio do Brasil em toda a história do festival. A campanha campeã foi “Bring home the bud”, desenvolvida e premiada em conjunto com Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo. O caso já havia conquistado uma prata em PR e um bronze na categoria estratégia criativa.
Os talentos brasileiros não param por aí. O projeto da AlmapBBDO para B3 e Pacto Global da ONU levou o Grand Prix de Creative B2B. A agência também recebeu o prestigioso Leão de Ouro com a campanha “Parada de Ônibus”, desenvolvida para a Eletromidia.