Um estudo realizado pelo IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, revelou que 92% dos brasileiros com acesso a internet costumam seguir dicas e conselhos dos influenciadores digitais. Além disso, 65% deles consomem diariamente conteúdos produzidos por influencers.
Os dados são da pesquisa “#Publi: O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros”, realizada em parceria com a Offerwise. O documento traz luz às dinâmicas de interação dos consumidores brasileiros com as publis geradas por criadores, fornecendo informações para profissionais de marketing e anunciantes.
A pesquisa aponta que a Creators Economy (ou economia de criadores, em português) está transformando o panorama digital cada vez mais, à medida que os influencers conquistam mais seguidores e estes se identificam e depositam confiança nos conteúdos produzidos online.
Branding e decisão de compra
Em relação ao poder de influência dos criadores de conteúdo, 58% dos entrevistados afirmaram que as publicações são interessantes para descobrir novos produtos. E 82% dos entrevistados afirmaram de fato ter comprado algum produto ou serviço indicado por um criador.
Já entre os 18% do público que não compraram produtos com base nas recomendações de influenciadores, o principal motivo (42%) foi a preferência por conhecer o objeto presencialmente. Além disso, 37% responderam que ainda não tiveram a oportunidade de fazer a compra, 13% deles afirmaram não confiar nas recomendações, 12% ainda não compraram mas pretendem comprar e 6% responderam “por outros motivos”.
Melhores tipos de publis com influenciadores
Além das publicidades convencionais, os formatos que mais geram impacto na decisão de compra são: depoimentos de clientes satisfeitos com os produtos (39%), avaliações ou resenhas feitas pelo influenciador (37%) e descontos e sorteios para produtos (37%).
O estudo revelou, ainda, que os formatos mais atraentes para publicidades com influenciadores digitais é vídeo curto, como TikTok, reels e shorts.
A pesquisa também investigou a reação do público a se deparar com um criador fazendo publicidades e 44% das pessoas responderam que gostam e isso não atrapalha a experiência; 38% gostam de vez enquanto, alegando que às vezes atrapalha a experiência. Apenas 5% disse que não gostam desse tipo de anúncio e 13% gostam pouco, porque atrapalha razoavelmente.