Threads estreia com publicidades e alcança 10 milhões de usuários em sete horas

Nova rede social da Meta foi lançada nesta quinta (5) e chega para competir diretamente com o Twitter.

O Threads, nova rede social do Instagram, foi lançado nesta quinta-feira (5). O aplicativo estreou em grande estilo: com publicidades entre marcas e influenciadores e alcançando a marca de 10 milhões de seguidores apenas sete horas após o lançamento, segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta. 

A nova rede social chegou para competir diretamente com o Twitter. O lançamento ocorre quatro dias após o site de Elon Musk anunciar limitações em leituras de postagens diárias, o que provocou críticas dos usuários e fez com que este se tornasse o momento ideal para a Meta.

Assim como o Twitter, o Threads prioriza as mensagens de texto, oferecendo aos usuários a capacidade de fazer postagens de até 500 caracteres, compartilhar links, fotos e vídeos de até cinco minutos. Além disso, a aparência do Threads também é muito parecida com a rede social do passarinho.

Em sua própria definição, o aplicativo afirma que “O Threads é onde as comunidades se juntam para discutir tudo, desde os temas que nos preocupam hoje aos que serão tendência amanhã”.

 

Repercussão do Threads nas Redes Sociais

No Brasil, as primeiras postagens foram marcadas por comparações entre as duas redes sociais. Essa dinâmica fez com que o Threads fosse o tópico mais comentado no Twitter na manhã da sexta (6), com 2,5 milhões de menções. Outros tópicos relacionados ao tema que ganharam destaque foram “Adeus, Twitter”, “Zuckerberg”, “O Instagram”, “Prefiro o Twitter” e “Twitter 2”.

A comparação entre as redes sociais tem rendido tanto elogios quanto críticas ao Threads. E, é claro, muitos memes. 

Usuário comenta lançamento do Threads no Twitter.   Usuário compara público do Threads com o do Instagram.

(Imagens: Reprodução/Twitter)

 

Um dos pontos que divide a opinião do público é a vinculação da conta com o Instagram. Ao se cadastrarem no Threads, os usuários terão que utilizar suas credenciais de login do Instagram e manter o mesmo nome de usuário (o @), podendo alterar apenas BIO, link, foto e nome do perfil. 

Essa integração facilita a descoberta automática dos seguidores do Instagram no Threads, o que incomodou os usuários. Muitos deles apontaram este como um ponto negativo sobre o app, visto que preferem consumir conteúdo de pessoas que não seguem e também fazer posts para pessoas que não os conheçam diretamente, como família e colegas de trabalho. Assim, ficam mais livres para falar sobre qualquer assunto, como acontece no Twitter. 

Além disso, a integração entre Instagram e Threads não permite que a conta seja excluída em apenas um deles. Para excluir a conta no Threads, a conta no Instagram também deve ser excluída. No entanto, é possível desativar a conta na nova rede social, sem sofrer alterações no Instagram. 

Usuários comparam Threads e Twitter.

(Imagens: Reprodução/Twitter)

 

Do outro lado, muitos usuários se mostraram satisfeitos com a rede social por se identificarem com o formato já conhecido de texto e estarem insatisfeitos com as mudanças anunciadas pelo Twitter desde 2022, quando o Elon Musk comprou o site. 

Alguns usuários também comemoraram a criação de um novo espaço, sem o que chamaram de “toxicidade” do Twitter. E outros gostaram de poder consumir conteúdo de pessoas que já conhecem, mas se mostraram preocupados com o que vai diferenciar a rede do Instagram se o público for o mesmo. 

(Imagens: Reprodução/Threads e Twitter)

 

Alguns internautas também comentaram que estão recebendo notificações de postagens do Threads, mesmo sem ter baixado o aplicativo, o que mostra a investida do Instagram na tentativa de criar curiosidade no público e convertê-los a aderir ao novo aplicativo. 

 

As primeiras publis com influenciadores

Ainda na primeira hora após o lançamento do Threads, a Cif, marca de produtos de limpeza da Unilever, estreou a primeira campanha no aplicativo, chamada “#CIFnoThreads”. Os influenciadores Babu Santana, Ivan Baron, Jessi Alves, João Luiz Pedrosa, Nah Cardoso, Pequena Lo, Preta (do perfil ‘Preta Demais’) e Thelma Assis participaram da ação.

Os criadores de conteúdo compartilharam vídeos limpando a casa com o produto. A intenção era demonstrar que estavam deixando o local limpo antes da chegada de todos os usuários à rede social.

Campanha da Cif com Influenciadora Pequena Lo no Threads. Campanha da Cif com o ator Babu Santana no Threads.

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