Em celebração aos 70 anos da empresa, a Volkswagen lançou o comercial “Gerações”, nesta terça-feira (4), que traz a cantora Elis Regina, que morreu há 41 anos, cantando a música “Como os nossos pais” junto com sua filha, a cantora Maria Rita. A campanha foi feita utilizando Inteligência Artificial e gerou uma grande repercussão nas redes sociais.
Na produção, Maria Rita dirige o ID.Buzz, versão moderna da Kombi, enquanto a mãe dirige o modelo clássico. A peça publicitária, criada pela agência AlmapBBDO, usou a tecnologia deepfake para inserir o rosto de Elis em uma atriz, que conduzia o carro. Além disso, uma IA foi utilizada para recriar o rosto da cantora com base em imagens de arquivo.
Impacto da campanha nas redes sociais
O assunto teve uma grande repercussão nas redes sociais e dividiu a opinião dos usuários. O Buzz realizou um estudo de social listening para entender a recepção do público e o impacto da campanha, utilizando o Buzzmonitor Trends. Foram monitorados os termos “Elis Regina”, “Maria Rita” e “Volkswagen” nos três primeiros dias após o lançamento, de 04/07 a 06/07.
Ao total, o Buzzmonitor Trends coletou 8.043 posts sobre o tema no Twitter, Instagram e Facebook. No dia do lançamento (4) os três termos atingiram o ápice de menções nas redes sociais.
O sentimento do público foi majoritariamente positivo, com 69.34% de aprovação. Além disso, 8.8% das menções foram neutras e 21.86% foram negativas.
Dentre os comentários positivos, o público elogiou a campanha pela utilização da tecnologia para unir mãe e filha em um comercial emocionante. Nostalgia também foi um sentimento presente nos comentários do público.
Por outro lado, alguns internautas criticaram o uso da imagem de Elis Regina, que por estar morta acontece sem o consentimento dela, e sobre a imagem do comercial não parecer tão realista. Outras críticas apontavam que a Volkswagen apoiou a ditadura militar brasileira, cenário político ao qual a cantora era uma ferrenha opositora.
O termo “Volkswagen” foi o mais mencionado dos três, com 6.523 menções. Já Maria Rita e Elis Regina tiveram 1.694 e 1.786 menções, respectivamente. O público engajado com o tema foi, em sua maioria, formado por homens (58.06%) e a rede social preferida para falar sobre a campanha foi o Twitter, com 42,68% do total de menções.
Veja alguns posts feitos pelo público no Twitter:
O público fez elogios e críticas à campanha da Volkswagen nas redes sociais. (Imagens: Reprodução/Twitter)