A 146ª edição do Wimbledon, o torneio de tênis mais antigo do mundo, aconteceu entre os dias 29 de junho e 16 de julho e movimentou as redes sociais, tanto pela tradição do campeonato quanto pelos atletas que participaram.
Durante o torneio, O Buzz monitorou os perfis do Instagram dos atletas top 10 do ATP (modalidade masculina): Novak Djokovic, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas, Holger Rune, Andrey Rublev, Taylor Fritz, Jannik Sinner e Frances Tiafoe; e das atletas top 10 do WTA (modalidade feminina): Iga Swiatek, Aryna Sabalenka, Elena Rybakina, Caroline Garcia, Jessica Pegula, Ons Jabeur, Coco Gauff, Maria Sakkari, Petra Kvitova e a brasileira Beatriz Haddad Maia.
A lista dos atletas no top 10 é definida pela quantidade de pontos no ranking que cada competidor possui e é disponibilizada nos sites oficiais do ATP(Tênis Profissional Masculino) e WTA (Associação Feminina de Tênis) do No período, também foram monitoradas a conta oficial de Winbledon e dos brasileiros que participaram da competição: Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Thiago Wild, além da já citada Beatriz Haddad. O monitoramento foi feito através da plataforma Buzzmonitor.
Winbledon gerou mais de 22 milhões de interações
Em uma análise geral dos perfis ao longo do torneio, juntas, as 23 contas ganharam 1,9 milhão de novos seguidores, fizeram 670 publicações e renderam 22,6 milhões de interações.
Entre os oito posts com maior interação, cinco pertencem à conta oficial do torneio e três são do vencedor masculino na modalidade simples, Carlos Alcaraz. A publicação top 1 com maior engajamento foi postada na conta de Wimbledon em collab com a conta oficial de Fórmula 1 e é uma foto dos atletas de F1 Charles Leclerc e Pierre Gasly nas arquibancadas do campeonato.
O perfil movimentou bastaste as redes sociais durante o evento e teve 591 publicações orgânicas no feed, que variavam entre resultados dos jogos, entrevistas com atletas e famosos que compareceram à Wimbledon. O crescimento de seguidores foi de 462 mil, fazendo a conta atingir 4,3 milhões de seguidores. O dia em que houve o maior crescimento foi em 16 de julho, dia em que ocorreu a final masculina simples.
Esse também foi o dia com o maior número de publicações – com 58 posts, sendo 38 fotos e 20 reels. O perfil conseguiu uma média de engajamento de 219,49 a cada mil seguidores. O dia 16 foi marcado por um pico de interações (4,6 milhões) o que levou o engajamento ao maior do período, com 1.055,4.
O segundo post da conta com maior engajamento foi uma montagem anunciando Alcaraz como vencedor. Os comentários foram marcados por fãs elogiando a partida e o desempenho do atleta.
O perfil do campeão recebeu mais atenção por parte do público no último dia da competição. Durante a duração de Wimbledon, Alcaraz ganhou 618 mil seguidores, sendo 447 mil apenas no dia da grande final. Ele chegou a 3,2 milhões de seguidores no encerramento do evento.
Em sua conta, foram feitas 8 postagens orgânicas no feed, com a média de engajamento de 29,4. Ainda no dia 16, ele chegou a ter um pico de engajamento de 117,5. Já a publicação com maior engajamento de Carlos, e a segunda maior do torneio, foi um post de comemoração e agradecimento pela vitória no campeonato.
Surpresa no feminino
Markéta Vondroušová foi a campeã de Wimbledon na modalidade simples feminina. Apesar de não ter sido cotada entre as 10 favoritas ao prêmio, a atleta acabou sendo o grande destaque do torneio.
Durante o evento, Markéta fez cinco publicações orgânicas no feed do Instagram. O post com o maior número de interações foi publicado em 16 de julho, um dia após a final feminina, e teve 120 mil interações. A imagem celebrava o prêmio e recebeu felicitações do público.
Brasileiros em Wimbledon
Entre os brasileiros, Bia Haddad teve o maior engajamento e crescimento de seguidores. A atleta fez apenas um post durante a competição, no dia 13 de julho, três dias após desistir do torneio por causa de dores musculares.
A postagem rendeu 59 mil interações e no dia da publicação sua conta alcançou um pico de 106,7 de engajamento, enquanto a média de engajamento da conta é de 8 a cada mil seguidores. Durante o período do torneio, Haddad ganhou 15 mil seguidores e encerrou a competição com 356 mil seguidores.
Thiago Monteiro publicou duas vezes durante o torneio. As postagens tiveram, ao total, 5.414 interações e 85 de engajamentos a cada mil seguidores. Durante este período, o atleta ganhou 315 seguidores. Monteiro foi eliminado da modalidade simples em 5 de julho e da modalidade de duplas no dia 7 de julho.
Felipe Meligeni foi eliminado ainda durante as classificatórias e deu adeus à competição em 29 de junho, no primeiro dia do torneio. Durante o torneio, ele ganhou 153 seguidores e chegou a atingir 23 mil. O atleta realizou somente uma postagem em que agradecia pela experiência. A publicação teve 2.266 interações e rendeu 98 de engajamento.
Dentre todos os brasileiros, Thiago Wild foi o único que perdeu seguidores durante o período. Com a perda de 1.385 seguidores, o tenista realizou duas publicações, mas apenas uma era relacionada ao campeonato e obteve 9 mil interações. A média de engajamento do perfil no período foi 15,57.
Uau, quanto engajamento!