Copa do Mundo Feminina: Marta é destaque em 34% dos top posts, aponta estudo

Noticiosos e influenciadores fizeram 71.852 posts sobre o tema no período de um mês.

A Copa do Mundo Feminina 2023 teve início em 20 de julho e vem aumentando a repercussão sobre futebol feminino nas redes sociais desde o último mês. De acordo com um estudo de monitoramento, o mundial rendeu 71.852 publicações de noticiosos e influenciadores nas mídias sociais. A jogadora Marta teve destaque em 34% dos top posts sobre o tema e conquistou um aumento de 90% do engajamento no Instagram.

O estudo, realizado pela Buzzmonitor,  monitorou os termos “copa feminina”, “copa do mundo” e “futebol feminino”, entre os dias 24 de junho e 24 de julho, exatos um mês antes da estreia da seleção brasileira em campo.

Entre os temas de maior repercussão, destacaram-se conquistas inéditas para o futebol feminino. O post com maior engajamento no Instagram em relação ao tema foi uma publicação divulgando o ponto facultativo em dias de jogo da seleção feminina, adotado pelo governo federal no dia 14 de julho. A notícia teve 186 mil interações.

Outra notícia inédita que conquistou um alto engajamento do público foi um post sobre o recorde de jogadoras LGBTQIAPN+ na Copa do Mundo Feminina, com 47,2 mil interações.

Marta é destaque de engajamento

A camisa 10 da seleção brasileira conquistou grandes números nas redes sociais. De acordo com o monitoramento,  34% dos posts com maior engajamento mostram a artilheira Marta em destaque. No Facebook, uma foto da jogadora embarcando para a Copa do Mundo rendeu 157,6 mil interações e foi o top post da rede social.

Outras notícias sobre a jogadora que tiveram destaque, segundo o estudo, foram:

  • Salário de Marta é quase 125 vezes menor do que o de Neymar;
  • Pódio de artilharia geral em Copas do Mundo com Marta no topo;
  • Fim da era do trio Cristiane, Marta e Formiga;
  • Marta: O enorme legado da maior da história, 20 anos após sua primeira Copa;
  • Prêmios constrangedores concedidos a jogadoras de futebol feminino, incluindo Marta.

Durante o período analisado no estudo, o perfil de Marta no Instagram conquistou um aumento de 90% em interações, de acordo com o levantamento. Em 24 de julho, dia da estreia do Brasil no mundial, a jogadora ganhou 46.609 novos seguidores.

Jogadora Marta na estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina, em partida contra o Panamá
Marta é a maior jogadora do futebol feminino da história, recordista em gols em Copas do Mundo. (Imagem: Thaís Magalhães/CBF)

Notícias sobre outras jogadoras também repercutiram, dentre elas a história de Sissi, a primeira referência do futebol feminino, que teve 29,7 mil interações no Instagram.

A zagueira alemã Sophia Kleinherne também ganhou repercussão devido ao seu comentário em relação à postura de Neymar em campo. Uma notícia sobre o tema teve 77,6 mil interações no Instagram.

Já a atacante Jéssica Silva, de Portugal, foi notícia pela vitória da seleção lusófona contra a Ucrânia no último amistoso antes da Copa. A publicação sobre o tema teve 35,6 mil interações.

Jornalistas esportivas e a mídia na Copa do Mundo Feminina

A imprensa feminina também ganhou destaque nas notícias das redes sociais. Uma notícia sobre a estreia na narradora Renata Silveira na Copa do Mundo Feminina foi o post com o quarto maior engajamento no Facebook, com 63,5 mil interações. Ela se tornou a primeira mulher a narrar um jogo da seleção brasileira em Copas do Mundo. 

Outra profissional da mídia que ganhou destaque foi Jay Oliveira, primeira jornalista alagoana a cobrir o campeonato feminino presencialmente. Jay é criadora e diretora de conteúdo da Rozzeira, revista sobre mulheres no futebol. O post sobre ela no Facebook teve 28,6 mil interações

Além disso, uma notícia negativa sobre a competição também esteve entre as oito postagens com maior engajamento do Instagram, com 66,9 mil interações. A publicação falava sobre a desativação do chat do YouTube durante a transmissão online da partida entre Nova Zelândia e Noruega pela CazéTV, após um alto número de comentários machistas.

Disparidade de gênero no futebol

Os dados mostram também que a disparidade de gênero no futebol ainda é muito grande, apesar das conquistas recentes do futebol feminino. De acordo com o estudo, a Copa do Mundo do Catar teve quase 9x mais posts entre noticiosos e influencers do que a Copa do Mundo Feminina.

Enquanto o campeonato feminino teve 71.852 posts entre 24 de junho e 24 de julho de 2023, a Copa do Mundo Masculina teve 620.019 posts entre 20 de outubro e 20 de novembro de 2022. Ambos os monitoramentos são referentes ao período de um mês que antecedeu a estreia da seleção brasileira nos mundiais.

Neymar na Copa do Mundo Feminina?

Dividindo espaço com as estrelas do campeonato, a figura de Neymar também apareceu entre os posts com maior engajamento sobre a Copa do Mundo Feminina. De acordo com o estudo, dos 56 posts com maior engajamento no Facebook e instagram, seis trazem a imagem de Neymar em destaque.

Em comparação dos perfis de Marta e Neymar no Instagram, o estudo apontou que ambos tiveram aumento similar de interações no período de 24 de junho a 24 de julho. Os posts de Marta se destacam nos números de comentários. Mas é Neymar que sai na frente em relação às curtidas, com 38 milhões de curtidas, enquanto os posts da artilheira no período acumulam 127 mil.

Número de interações por conta
Marta e Neymar tiveram aumento no número de interações. (Imagem: Divulgação/Buzzmonitor)

Patrocínios e Parcerias

Apesar do alto número de notícias postadas sobre a Copa do Mundo feminina nas redes sociais, as publicações comerciais ainda são poucas. Apenas dois posts com esse teor estiveram entre os de maior destaque no Instagram, segundo o estudo.

O primeiro foi um post de Mari Palma, jornalista da CBN, em parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a Seleção Feminina, sobre a expectativa para a Copa do Mundo Feminina, que rendeu 41,4 mil interações

Outro post em apoio à seleção feminina veio do perfil oficial do São Paulo. As jogadoras time vestiam uniformes assinado pela Adidas e conquistaram 27,6 mil interações no Instagram.

 

Veja também:

Fifa vende todas as cotas de patrocínio da Copa do Mundo Feminina de 2023

CazéTV anuncia transmissão dos Jogos Pan-Americanos

 

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *