A Retail Media, ou mídia de varejo, já é usada por 78,9% da indústria brasileira, de acordo com pesquisa divulgada pela Newtail. A estratégia de publicidade digital é usada por varejistas para exibir anúncios direcionados aos seus clientes enquanto eles navegam em seus sites ou aplicativos de compras.
De acordo com o estudo Retail Media Insights, mesmo as marcas que ainda não implementaram a estratégia nessa área estão cientes do seu potencial, reconhecendo a retail media como uma nova tendência do varejo.
Esses dados destacam a crescente importância do retail media no mercado, indicando que cada vez mais empresas estão percebendo seu valor como uma estratégia de publicidade eficiente para alcançar o público-alvo durante suas jornadas de compra.
Ainda segundo o estudo, ao serem questionadas sobre o motivo de ainda não adotarem o retail media, a resposta mais frequente das empresas foi a “falta de preparo” (75%), seguida por “ausência de equipe dedicada para execução” (63%).
Além disso, outras razões mencionadas incluíram a necessidade de tecnologia para iniciar as ações (38%), a intenção de começar a implementação ainda este ano (13%) e a falta de conhecimento sobre o canal (13%).
Para a realização da pesquisa, foram entrevistados entre os meses de abril e maio mais de 100 profissionais, de 60 empresas participantes, sendo divididos entre o setor de indústria, varejo e agência.
Investimentos em Retail Media
O investimento em Retail Media é liderado pelo setor de E-commerce (63%), dada a sua forte ligação com essa área. Entretanto, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em alocar uma verba específica para esse recurso, por ser relativamente novo no mercado.
O setor de Marketing ocupa a segunda posição em investimentos, com 20%, enquanto o Trade Marketing aparece logo em seguida, com 17%.
Segundo os dados obtidos com os entrevistados, metade deles (50%) informou que a indústria destina de 1% a 10% do orçamento de marketing para o retail media, enquanto 20% indicaram um investimento mais substancial, de 11% a 35%.
Embora seja uma estratégia relativamente nova, a pesquisa aponta que o retail media está ganhando relevância estratégica para as marcas.
Porém, uma parcela de 7% dos entrevistados afirmou que suas empresas ainda não realizam investimentos nessa área e 23% não souberam fornecer uma resposta definitiva. Esses números indicam que, apesar do crescimento na adoção do retail media, ainda existem empresas que não exploram a área.
Indicadores mais importantes em Retail Media
A pesquisa revelou que 40% dos entrevistados consideram o Retorno Sobre o Investimento (ROI) como o indicador mais importante para a sua operação de mídia atualmente.
Em segundo lugar, o Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS) das campanhas obteve uma relevante porcentagem, com 37% das respostas.
O Share de Venda foi mencionado por 17% dos entrevistados, enquanto o Share de Busca, ROAS e Lift de Vendas tiveram a mesma taxa de menção, representando 3% cada.
Na lista dos tipos de mídia mais investidos pela indústria, o retail media surge em um sólido segundo lugar, com 23% de investimento. Esses números indicam que, apesar de ser uma abordagem relativamente nova, há um considerável valor e recursos sendo direcionados para essa área promissora.
A liderança da lista é ocupada pelo “display e mídia programática,” com expressivos 57% de investimento, demonstrando sua ampla aceitação e adoção no mercado. Em seguida, o vídeo recebe 10% de investimento, enquanto o SEM (mecanismo de busca), as mídias sociais e outros tipos de mídia têm uma parcela de 3% cada.
Varejistas mais procurados
A pesquisa abordou também quais varejistas receberam ações de retail media por parte da indústria. A Amazon foi a mais mencionada, com impressionantes 83% das respostas, reforçando sua posição de destaque nessa área.
Em seguida, o Grupo Pão de Açúcar obteve 67% das menções, seguido pela Magazine Luiza e Mercado Livre, ambos com 60% de participação.
O Carrefour apareceu com 57%, enquanto as Americanas receberam 53% das ações de retail media. Já a Raia Drogasil registrou 20% das respostas. Outras empresas somaram 13% das ações.
Esses resultados evidenciam as escolhas dos varejistas mais procurados pela indústria para implementar suas estratégias de retail media, com a Amazon liderando de forma notável.