Jogos, de futebol e eletrônicos, foi o assunto mais comentado entre pais no X, anteriormente conhecido como Twitter, com 68,3% de menções na área de esportes e entretenimento, de acordo com um estudo realizado pela Buzzmonitor. O estudo analisou depoimentos de 98 perfis de pais ao longo de dois anos, de 10 de agosto de 2021 a 10 de agosto de 2023, para compreender as preferências, comportamentos e hábitos de consumo.
No contexto de partidas esportivas, em segundo lugar, ficou o termo “futebol”, com 58,1% de menções. Além disso, termos relacionados à temática do futebol também foram bastante citados, como “Copa” (41,8%), “Estádio” (28,5%) e “Campeonato” (28,5%).
Dentro do contexto do futebol, os times mais comentados foram o Palmeiras, com 34,6% das menções, seguido pelo Flamengo, com 30,6%, e o Vasco, com 23,4%. Outras equipes também foram mencionadas, incluindo Corinthians (20,4%), Botafogo (17,3%), Grêmio (14,2%) e Atlético Mineiro (10,2%), frequentemente referido pelo apelido “Galo”.
A pesquisa também identificou que o futebol exerce influência nas preferências de vestuário. Cerca de 38,8% dos pais mencionados no estudo falaram sobre camisas. Dentre essas menções, 7,4% referiam-se à camisa do Flamengo, 7,9% à do Vasco e 2,9% à camisa da seleção brasileira.
Preferências no Entretenimento
No âmbito do entretenimento, os jogos representaram 68,3% dos perfis analisados, no entanto, também houve menções a filmes (43,8%) e séries, abrangendo produções tanto de TV/streaming quanto campeonatos de futebol (41,8%). Além disso, o termo “cinema” (16,3%) também se fez presente na lista de tópicos discutidos.
Entre os filmes mais mencionados pelos usuários monitorados que falaram sobre cinema, destacaram-se “Barbie” (18,6%), “Sound of Freedom” (9,3%), “Flash” (9,3%) e “Batman” (9,3%). Adicionalmente, o gênero cinematográfico de “Horror” (terror) marcou presença nas menções feitas por pais.
Em relação às redes sociais e aplicativos de mensagens, merece destaque que o Twitter, agora denominado como X, concentrou 53% das menções e compartilhamento de notícias por parte dos pais. Essa plataforma foi seguida pelo YouTube (27,5%), Instagram (23,4%), WhatsApp (22,4%), Facebook (12,2%) e TikTok (11,2%).
Os veículos de mídia, tanto os de grande alcance quanto os independentes, também surgiram como temas frequentemente discutidos. É digno de nota que a Globo e a Monark receberam menções de 53% e 18,3% dos pais, respectivamente.
Pais preocupados com economia
O estudo também trouxe à tona a preocupação dos pais em relação a questões financeiras, sendo que as menções sobre o PIX, principal método de pagamento no Brasil, dominam esse cenário, com 61,2%.Na sequência, observamos referências aos cartões (33,6%) e à preocupação com “preço” (33,6%).
No contexto econômico, também surgiram apreensões relacionadas à variação dos juros (25,5%), mencionando preocupações sobre impostos (25,5%), o valor do dólar (21,4%) e o salário mínimo (14,2%).
Eleições movimentaram discussões
No desfecho de 2022, as eleições emergiram como um tópico de discussão entre os pais, e entre os temas predominantes, destacam-se os dois principais concorrentes à presidência da época. Lula foi mencionado por 79,5% dos monitorados, com associações feitas ao Brasil, a Bolsonaro e à cerimônia de posse.
Por sua vez, Bolsonaro recebeu menções de 77,5% dos pais, com ligações a Lula, ao Brasil e ao sistema de pagamento PIX. No contexto político, também se sobressaíram termos influentes, tais como STF (59,1%), Congresso (48,9%), Moro (44,8%), eleições (40,8%) e TSE (39,7%).
Além disso, foram mencionadas outras figuras e assuntos de relevância política, como Haddad (36,7%), Marielle (30,6%), ministros (30,6%), Dilma (28,5%), Lava Jato (25,5%), impeachment (24,4%), Deltan (24,4%), Petrobras (22,4%), Carla Zambelli (19,3%) e Barroso (14,2%).