Em 2022, o YouTube contribuiu com RS 4,55 bilhões para o PIB (Produto Interno Bruto) na economia brasileira. Este impacto econômico também refletiu no apoio a criação de 140 mil postos de trabalho em tempo integral, como apontado no “Relatório de Impacto no Brasil” elaborado pela Oxford Economics.
Para a elaboração do estudo, foram conduzidas três séries de pesquisas, abrangendo 3.013 usuários, 2.957 criadores de conteúdo e 615 empresas de todo o território nacional. Além disso, dados internos do YouTube foram utilizados. Assim, um modelo econômico foi aplicado para analisar os resultados dessas pesquisas e a divulgação de dados para estimar o impacto econômico do YouTube.
A pesquisa também revelou um aumento de 20% no número de canais com mais de 1 milhão de inscritos na plataforma durante o período estudado. Além disso, uma parcela significativa, ou seja, 4 a cada 10 criadores de conteúdo, consideram o YouTube como sua principal fonte de renda.
Dentre os creators que ganham dinheiro com a plataforma, 87% afirmaram que o YouTube oferece oportunidades únicas para a criação de conteúdo e a geração de renda, possibilidades inexistentes nos veículos de mídia tradicionais.
Dessa forma, em dezembro de 2022, cerca de 15 mil canais monetizaram por meio de métodos alternativos, como o Clube dos Canais (com assinaturas de canais específicos) e o SuperChat (mensagens em destaque durante transmissões ao vivo).
Impacto Social
O relatório também realça que entre os participantes das entrevistas, 82% destacaram a valorização da diversidade presente nos conteúdos do YouTube, enquanto 83% mencionaram que a plataforma os auxilia a se conectarem com tradições e heranças culturais significativas.
Ainda, o percentual de 91% das mulheres que produzem conteúdo na plataforma sentiram que suas vozes foram amplificadas, contribuindo assim para a divulgação de suas paixões e ideias.
Educação no YouTube
Até dezembro de 2022, mais de 80 mil canais estavam dedicados à produção de conteúdo educacional, abrangendo desde matérias escolares até competências digitais. Entre os usuários, 98% afirmaram utilizar o YouTube como fonte para obtenção de informações e conhecimento.
84% dos professores que fazem uso da plataforma relataram que ela desempenha um papel crucial na promoção do aprendizado dos alunos. Além disso, 80% dos usuários enfatizaram que o YouTube oferece igualdade de oportunidades para aprendizado e desenvolvimento pessoal.
Música no YouTube
A plataforma destaca a música como um dos seus pilares e busca proporcionar oportunidades aos artistas. Neste sentido, 77% das gravadoras com canais no YouTube mencionaram que a plataforma contribui para o aumento da visibilidade de talentos na área musical.
Leia também:
YouTube Works Awards: Confira os finalistas da premiação
Streaming atinge recorde de uso em junho, enquanto TV linear apresenta queda