Em 2023, 42% dos consumidores pretendem esperar a Black Friday e a Cyber Monday, datas conhecidas por suas promoções comerciais, para economizar dinheiro. Esse índice revela um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, de acordo com o estudo “LKT Holiday Trends” conduzido pela plataforma de links comissionáveis LKT.
A pesquisa, realizada em junho, entrevistou 1.136 participantes online sobre suas tendências de compra para a temporada de fim de ano. 38% dos consumidores também afirmaram que planejam iniciar suas compras de fim de ano, para feriados como natal e ano novo, já em setembro. Esse número é ainda maior entre os seguidores de criadores de conteúdo, atingindo 45%.
Principais escolhas de presentes
No quesito presentes, os itens de entretenimento, como música, livros e jogos, dominam as preferências da população geral, assim como das Gerações Z e Y, se analisadas isoladamente. Enquanto isso, itens de moda são mais populares entre os Millennials, e a Geração Z demonstra tendência a presentear com produtos de beleza.
Já no aspecto de autogratificação, produtos de beleza ocupam o topo das preferências em todas as categorias.
Impacto dos criadores nos consumidores
O relatório ressalta o papel cada vez mais influente dos criadores de conteúdo como fonte confiável para decisões de compra, influenciando as escolhas de 57% dos consumidores gerais. Entre os entrevistados, 73% da Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e 68% dos Millennials, também chamados de Geração Y, (nascidos entre 1981 e 1995), fazem suas compras baseadas em recomendações de criadores.
Segundo o estudo, os criadores ultrapassaram anúncios em redes sociais e celebridades como influência de confiança em apenas um ano. Houve um aumento notável de 32% no número de compradores da Geração Y, que consideram os criadores como sua principal referência para compras de fim de ano.