Compras online: 45% dos consumidores confiam em empresas que aparecem no Google, afirma pesquisa

Estudo da Buscar ID e Opinion Box revelou fatores que ajudam na decisão de compra online e fidelização do cliente. Confira os dados.

Após decidir fazer compras online, 45% dos consumidores pesquisam sobre o produto na internet, utilizando buscadores. Outros 45% afirmam que as empresas que aparecem no Google parecem ser mais confiáveis. 

Esses dados são da pesquisa “Estratégias de Marketing na Jornada de Compra”, realizada pela Buscar ID e Opinion Box, com 2.115 pessoas que compraram online nos últimos 12 meses.

Entre os consumidores que fazem buscas no Google antes de comprar, 33% afirmam clicar no primeiro resultado após os anúncios, enquanto a maioria, 52%, chega até o final da primeira página de resultados do buscador. 

Apenas 3% seguem até a segunda página e 2% vão até a terceira página da pesquisa. Esses números evidenciam a importância de uma presença relevante nas primeiras páginas de resultados do Google para influenciar o comportamento dos consumidores durante suas compras online.

Decisão de compra

Além disso, 86% dos consumidores já passou pela situação de ver alguma publicidade, não efetuar a compra imediatamente, mas realizar a compra em um momento posterior. Ao total, 48% experimentaram essa situação apenas uma vez, enquanto 36% afirmaram que isso ocorreu mais de uma vez, já 14%  nunca passou por essa experiência.

A decisão de comprar um produto após consultar avaliações de outras pessoas online foi apontada por 85% dos entrevistados. Deste total, 46% mencionaram que isso ocorreu em mais de uma ocasião, enquanto para 39% foi um evento isolado. Um grupo de 15% relatou que essa prática nunca aconteceu em suas compras.

Quando se trata de influências de blogs ou sites, 45% dos participantes informaram que, pelo menos uma vez, efetuaram uma compra após lerem sobre um produto ou serviço nesses meios. Para 38%, essa situação ocorreu em mais de uma ocasião, enquanto 17% dos entrevistados afirmaram que nunca se depararam com essa circunstância. 

Além disso, uma parcela significativa de 79% do público enfatizou a importância de pesquisar amplamente sobre a reputação das marcas antes de efetuarem suas compras.

Descontos também desempenham um papel crucial nas decisões de compra, com 74% dos consumidores relatando que efetuaram uma compra após receberem um cupom por e-mail. Para 26%, essa experiência nunca se concretizou, enquanto 44% mencionaram que ocorreu uma única vez e 30% afirmaram que isso aconteceu em várias ocasiões.

Fidelização dos consumidores

Para 66% dos consumidores, após a compra, existe um desejo de manter um relacionamento contínuo com a empresa por meio de comunicações e contatos. Dentro desse grupo, 71% expressaram uma preferência pelo contato via e-mail.

O WhatsApp é o canal de interação com marcas indicado por 44%, enquanto 29% gostam de se comunicar através das redes sociais. Uma parcela menor, 9%, prefere o contato por telefone, e apenas 1% manifestou preferência por outras formas de comunicação.

Por outro lado, entre aqueles que não desejam manter um relacionamento com a empresa, 48% citaram a insistência das companhias como o principal motivo. Para 30%, a razão é a percepção de invasão, enquanto 29% simplesmente não têm interesse. Além disso, 26% alegam falta de tempo para interagir e 19% dos entrevistados não veem vantagens significativas em continuar o relacionamento.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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