Google disponibiliza Privacy Sandbox, iniciativa para acabar com cookies de terceiros e garantir privacidade dos usuários

Recurso permite que os sites acessem as informações sem comprometer a privacidade dos usuários. Também foram lançados novos controles de privacidade de anúncios.

O Google anunciou que o Privacy Sandbox está disponível para todos os usuários da plataforma. O recurso permite que os sites acessem informações sem comprometer a privacidade dos usuários, enquanto preserva os modelos de negócios que dependem de anúncios personalizados como fonte de renda. A novidade é válida para web e dispositivos Android.

O Sandbox é um modelo testado desde 2019 e foi desenvolvido para substituir os cookies de terceiros, ou seja, criados por sites externos. Esses cookies são usados para rastrear a atividade online dos usuários e criar perfis com base em seus interesses, preferências e informações pessoais, a fim de personalizar anúncios e apresentar conteúdo relevante.

“Se não tivermos alternativas viáveis aos cookies de terceiros como forma de proteger a privacidade, tais como o Privacy Sandbox, corremos o risco de reduzir o acesso à informação para todas as pessoas usuárias, e de incentivar técnicas invasivas”, disse o Google em comunicado oficial

Novidades com o Privacy Sandbox

O Google também anunciou que as APIs de relevância e mensuração já estão disponíveis para empresas que as integram em suas soluções, permitindo que elas dimensionem a implementação do Privacy. Além disso, a empresa informou que, no segundo semestre de 2024, os cookies de terceiros serão gradualmente desligados. 

Inicialmente, o recurso será desativado para apenas 1% dos usuários do Chrome, criando assim o ambiente necessário para testar a eficácia das APIs do Privacy Sandbox. De acordo com o Google, essa novidade está disponível para 97% dos usuários do Chrome e os 3% restantes permanecerão sem as mudanças para permitir que a empresa conduza testes.

No entanto, nos próximos meses, espera-se que o recurso seja expandido para 100% dos usuários do Chrome, tornando o Privacy Sandbox uma solução amplamente adotada para equilibrar a privacidade dos usuários e a personalização de anúncios.

Controles de privacidade

O Google também introduziu novos controles de privacidade de anúncios, oferecendo aos usuários a capacidade de personalizar como o Sandbox é utilizado para a veiculação de publicidades. Assim usuários podem customizar a experiência de acordo com seus interesses, selecionando temas de anúncios, habilitando APIs específicas para relevância.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *