Pesquisa aponta que 81% dos usuários de WhatsApp se comunicam com empresas pelo aplicativo

Segundo o estudo “Panorama Mensageria”, principais motivações das conversas são esclarecer dúvidas e obter informações.

O WhatsApp se destaca como o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil, presente em 99% dos smartphones. Além disso, o aplicativo da Meta é a escolha predominante para a comunicação com empresas, sendo preferido por 81% dos usuários que utilizam o aplicativo para entrar em contato com marcas.

Estes dados são da pesquisa “Panorama Mensageria“, realizada pela Mobile Time e Opinion Box. O estudo entrevistou 2.040 brasileiros maiores de 16 anos, abrangendo proporções equilibradas em termos de gênero, idade, renda mensal e localização geográfica. Todos os entrevistados possuíam smartphones e acesso à internet. 

Em relação às interações no WhatsApp, a pesquisa revelou que a maioria dos usuários que utiliza o aplicativo para falar com empresas, tem como principal intuito esclarecer dúvidas e obter informações (82%), receber suporte técnico (69%) e efetuar compras de produtos e serviços (62%). Além disso, 54% dos entrevistados usam o aplicativo para receber promoções, enquanto 39% o utilizam para cancelar serviços.

WhatsApp na liderança 

A pesquisa também chama atenção pela fidelidade ao WhatsApp, com o número de usuários que o utiliza diariamente subindo de 86% para 94% nos últimos seis meses. Já para os usuários que o utilizam quase todos os dias, essa taxa subiu de 93% para 98%.

No entanto, três funcionalidades do aplicativo registraram uma diminuição na sua utilização ao longo deste período: videochamadas, status e envio de dinheiro. O número de usuários ativos mensais que fazem videochamadas caiu de 72% para 67%, enquanto a quantidade de pessoas que publicam status diminuiu de 48% para 40%. O envio de dinheiro pelo aplicativo também registrou uma queda, passando de 8% para 4%.

Destaque para outros apps

Outros aplicativos de mensagens também estão ganhando destaque. O Telegram, por exemplo, registrou um aumento significativo no engajamento, com 32% de sua base de usuários abrindo o aplicativo diariamente, em comparação aos 21% computados seis meses atrás. 

No entanto, também houve queda na utilização de recursos específicos, como a participação em canais, de 61% para 57%, e o uso de chamadas de voz e videochamadas, com a diminuição de 19% para 13% e de 15% para 12%, respectivamente.

Apenas metade dos usuários do Telegram (50%) se comunicam com marcas e empresas pelo aplicativo. Assim como no WhatsApp, a razão principal também é para obter informações e esclarecer dúvidas (68%).

O Instagram é o único aplicativo de mensagens em crescimento contínuo, com sua penetração no Brasil aumentando de 82% para 89% desde janeiro de 2022. Nos últimos seis meses, 74% dos usuários afirmam abrir o aplicativo todos os dias, enquanto 88% o fazem “quase todo dia”. Embora o uso de videochamadas no Instagram tenha diminuído de 16% para 11%, outros recursos permaneceram estáveis.

Também não houve um aumento significativo na proporção de usuários que se comunicam com marcas e empresas pelo Instagram, em comparação com seis meses atrás. A proporção permanece estável em 65%.

Além disso, a percepção do Instagram como um canal adequado para a compra de produtos e serviços caiu de 67% para 63%, e a aprovação para o recebimento de promoções através dele diminuiu de 61% para 57% no mesmo período.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *