Nesta terça-feira (12), o TikTok lançou a ferramenta TikTok Shop, nos Estados Unidos. A nova funcionalidade permite que empresas vendam diretamente na plataforma, através de vídeos e transmissões ao vivo. Assim, os usuários podem encontrar e comprar produtos diretamente no aplicativo.
De acordo com um comunicado oficial do TikTok, a rede social possui mais de 150 milhões de usuários no país. A novidade pretende aproveitar a influência da plataforma nas decisões de compra dos consumidores, que frequentemente compartilham itens que adquiriram por influência do TikTok com a hashtag “#TiktokMadeMeBuyIt”, que pode ser traduzida como “TikTok me fez comprar isso”.
Serviços do TikTok Shop
Com o TikTok Shop, as marcas podem anunciar produtos em vídeos postados no feed ou em transmissões ao vivo. Já o usuários podem efetuar a compra desses produtos sem sair da plataforma, eliminando a necessidade de acessar outros sites. Além disso, a ferramenta permite que as marcas vendam para clientes com base em interesses específicos.
As empresas também têm a opção de apresentar um catálogo de produtos disponíveis para venda em seus perfis na plataforma, permitindo que os consumidores naveguem pelos itens. Outra funcionalidade é a possibilidade de criar produtos afiliados, onde criadores de conteúdo podem se conectar com vendedores, fazer marketing de produtos e ganhar comissões.
Todo o processo de venda é gerenciado pela plataforma do TikTok Shop, incluindo o armazenamento, seleção, embalagem e envio dos produtos dos vendedores aos clientes. Já o processo de checkout é conduzido por outras empresas.
É importante observar que todos os produtos listados na plataforma devem estar em conformidade com as políticas de lojas da rede social e as diretrizes da plataforma. Até o momento, ainda não foi divulgada a data de lançamento do TikTok Shop no Brasil.
Leia também:
Search Ads Toggle: TikTok vai exibir anúncios na aba de pesquisa