WhatsApp lança “Canais” no Brasil; veja como funciona

A nova funcionalidade do app permite que sejam enviadas mensagens para um grupo com usuários ilimitados que seguem o canal.

Nesta quarta-feira (13), o WhatsApp anunciou o lançamento do recurso “Canais”. A nova funcionalidade permite que os usuários sigam pessoas, organizações, equipes esportivas, assuntos e formadores de opinião direto no app.

Assim, os administradores desses canais ganharão um espaço para transmissão de informações em massa, enviando mensagens para um número ilimitado de usuários que os seguirem. Os Canais ficam separados das conversas pessoais.

Em publicação no Facebook anunciando a novidade, Mark Zuckerberg, presidente da Meta, disse que “estamos começando a implementar os Canais do WhatsApp globalmente e adicionando milhares de novos canais que as pessoas podem seguir no WhatsApp”.

Funcionalidades e privacidade nos Canais do WhatsApp

Anteriormente, os Canais do WhatsApp estavam disponíveis em teste em 10 países e, após o retorno inicial, a funcionalidade foi lançada globalmente em 150 países.

Uma função similar estava disponível no app de mensagens Telegram. No entanto, o WhatsApp afirma que a ferramenta possui um nível de privacidade maior que o concorrente, protegendo informações de administradores e seguidores.

Assim, os criadores não terão nenhuma informação dos participantes. Contatos em comum também não poderão ver quais amigos e familiares estão em um canal. O usuário também pode reagir às mensagens do Canal usando emojis. Será possível ver o número total de reações, mas outras pessoas não conseguem ver qual foi a reação de um determinado usuário.

Em relação ao encaminhamento de mensagens, sempre que uma atualização for encaminhada, ela incluirá também um link para o canal correspondente. Também haverá um diretório aprimorado, em que será possível encontrar canais para seguir, filtrados automaticamente com base no país.

O WhatsApp também possibilitará que os administradores efetuem modificações nas atualizações durante um intervalo de até 30 dias. Após esse prazo, essas alterações serão eliminadas de maneira automática dos servidores da empresa. 

No lançamento, só estão disponíveis canais de parceiros selecionados ou verificados, mas nos próximos meses, será permitido que qualquer pessoa crie um canal.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *