Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media revelou que o rádio mantém uma presença consolidada na rotina dos brasileiros, sendo ouvido por 80% da população, por um período médio de 3h55 por dia.
O estudo “Inside Audio 2023” analisou 13 regiões metropolitanas em todo o país, excluindo a região Norte. As cidades estudadas foram Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Campinas, São Paulo, Goiânia, Distrito Federal, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
No que diz respeito à distribuição regional, Belo Horizonte e a Grande Porto Alegre lideraram o ranking, com 84% de ouvintes. Por outro lado, o Grande Recife e a Grande São Paulo ficaram no final da lista, com 77% de ouvintes. Quanto à duração média de audição, o Rio de Janeiro liderou a lista, com uma média de 4 horas e 29 minutos por dia, enquanto o Distrito Federal registrou o menor tempo entre as cidades analisadas, com uma média de 3 horas e 7 minutos diários.
Além disso, a pesquisa revelou que 76% dos ouvintes acreditam que o rádio tem se adaptado às mudanças modernas em termos de conteúdo e formatos. Outro ponto é que 38% dos entrevistados afirmaram que a opção de ouvir rádio online mudou sua forma de consumo, refletindo um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
Rádio, streaming e música
No âmbito mais amplo do consumo de áudio, a pesquisa destacou que 90% das pessoas consomem algum tipo de conteúdo de áudio, incluindo rádio, música, streaming ou podcasts. As plataformas mais populares entre os ouvintes incluem o YouTube (39%), redes sociais (25%), podcasts (22%) e serviços de streaming de áudio (12%).
O estudo também apontou que 50% dos ouvintes de áudio também são consumidores de podcasts, o que representa um aumento de 23% em comparação com o ano anterior. Entre os tipos de conteúdo mais consumidos nesse formato, destacam-se comédia (37%), música (34%), notícias e política (23%), esportes (23%) e educação (22%).
Publicidade no áudio
No que se refere à publicidade no áudio, a pesquisa revelou que 53% dos ouvintes de rádio prestam atenção nos anúncios veiculados pelas emissoras. Os formatos publicitários mais lembrados incluem comerciais entre programas e músicas, alcançando 50% do público. Enquanto isso, 27% recordam-se mais das ações publicitárias realizadas por locutores e 25% das promoções na programação.
A pesquisa também apontou que, entre os 100 maiores anunciantes, 99 optaram por anunciar no rádio no primeiro semestre de 2023. Além disso, houve um aumento de 7% nas inserções de marcas no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.