Nesta segunda-feira (25), a OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou uma expansão de recursos para seu chatbot de inteligência artificial, incluindo capacidades de voz e imagem. Nas próximas duas semanas, essas novas funcionalidades serão disponibilizadas para os usuários dos planos Plus e Enterprise.
De acordo com a empresa, essas funcionalidades, inicialmente destinadas às versões pagas do serviço, permitirão aos usuários interagirem com a IA de maneira mais imersiva. “Os usuários poderão, por exemplo, tirar uma foto de um ponto de referência enquanto viajam e discutir ao vivo sobre os detalhes interessantes”, comentou.
Além disso, o ChatGPT agora suportará comandos de voz, permitindo que os usuários interajam com a IA da mesma forma que fazem com assistentes de voz como a Alexa, da Amazon. Os usuários poderão escolher entre cinco estilos de voz distintos.
A OpenAI também compartilhou que essa tecnologia de voz está sendo usada pelo Spotify. Assim, o streaming ajuda podcasters a traduzir seu conteúdo para diferentes idiomas, com base em vozes de dubladores.
No entanto, a companhia revelou que tomou precauções, limitando o uso das funcionalidades de voz a bate-papos, a fim de evitar abusos, como pessoas se passando por figuras públicas ou cometendo fraudes. Quanto às imagens, a empresa anunciou que restringiu a capacidade do ChatGPT de analisar e fazer declarações diretas sobre pessoas, para respeitar a privacidade individual.
A desenvolvedora também comentou sobre a expansão do acesso ao recurso para outros usuários. “Estamos empolgados em lançar esses recursos para outros grupos de usuários em um futuro próximo”, disse a OpenAi.
Leia também:
Bard, o chatbot do Google, será integrado ao Gmail; confira as atualizações
Google lança o Bard no Brasil; chatbot concorre com o ChatGPT