No primeiro semestre de 2023, o investimento em publicidade no Brasil atingiu a marca de R$36,7 bilhões, revelando um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Estes números são o resultado de um estudo conduzido pela Kantar IBOPE Media, intitulado “Campanha no ar: Parciais de 2023 sinalizam crescimento da publicidade”.
Em uma análise mais detalhada, os meses de abril e maio foram lideres em crescimento, registrando um aumento de 12% e 14%, respectivamente, em relação a 2022. Os setores que se destacaram nesse cenário de expansão publicitária foram o automotivo, com um aumento de 52%, seguido pelo setor de bebidas, que cresceu 42%. Além disso, os setores de beleza (34%), turismo (32%) e mídia e conteúdo (20%) também experimentaram um crescimento bem acima da média.
A Kantar atribui esse crescimento aos setores relacionados ao deslocamento e exposição, uma vez que o período marcou o retorno gradual das atividades presenciais, após o fim oficial da pandemia. No entanto, a publicidade nos setores de serviços e administração pública enfrentou uma queda de 12% cada.
Durante o período estudado pela Kantar IBOPE Media, 55% do investimento publicitário foi aplicado em formatos de vídeo, que inclui cinema, canais digitais e TV aberta ou paga. Enquanto 45% foram investidos em outros formatos.
Investimento em publicidade na Black Friday
O estudo também revelou dados sobre as preferências dos consumidores em compras online para a Black Friday de 2023, que acontece em 24 de novembro. Os dados revelam que 58% dos consumidores priorizam preços, enquanto 34% valorizam a entrega rápida como fator decisivo.
Além disso, 27% dos consumidores consideram a facilidade de encontrar produtos como um ponto crucial na hora de fazer suas escolhas. O método de pagamento também desempenha um papel relevante, com 24% dos consumidores tomando decisões com base nele. O cartão de crédito é o método de pagamento preferido, utilizado por 49% dos clientes na última Black Friday. Logo após estão boleto bancário (21%) e pagamentos virtuais (13%).
Em 2022, as categorias que mais apostaram em publicidade para a Black Friday foram lojas de departamento (R$ 577 mil). Já mídia e conteúdo digital fizeram R$ 449 mil em investimento, seguida por marketplaces com RS$ 287 mil.