O Google é o canal mais utilizado para planejar e pesquisar de destinos de viagens, com 64% das pessoas usando o mecanismo de busca para obter informações sobre locais. Além disso, 48% dos entrevistados buscam informações em sites especializados em turismo, enquanto 45% recorrem ao Instagram.
Esses dados são da pesquisa “Viagens” realizada pela Opinion Box, que entrevistou 2.070 pessoas, principalmente nas regiões sudeste e nordeste, durante o mês de setembro. O estudo revela também que 32% das pessoas consultam agências de viagens para obter informações, já 12% recorrem ao Facebook. Em seguida, vêm as revistas de viagem (7%), o TikTok (4%) e outros meios (4%).
Quando se trata de comprar passagens aéreas e reservar hospedagens, 55% dos entrevistados adquirem passagens através dos sites e aplicativos das próprias companhias aéreas, enquanto 38% usam plataformas como Decolar, Kayak e SkyScanner. O Google ocupa o terceiro lugar, com 32%, seguido pelas agências de viagens, com 25%. Outros meios representam apenas 1%.
Quanto às hospedagens, as plataformas lideram, com 47%; seguidas pelo Google, com 40%. Enquanto isso, os sites das próprias hospedagens abarcam uma fatia de 34%, o Airbnb fica com 31% e as indicações de conhecidos correspondem a 26%. As agências de viagens são responsáveis por 17% das reservas, e outros meios correspondem a 3%.
Motivação para viagens
Quando questionados sobre os fatores decisivos na escolha do destino de viagem, 56% dos entrevistados mencionaram o preço, 47% optaram por destinos ideais para descanso e 44% buscavam locais para conhecer diferentes culturas.
Para 41%, a qualidade das opções de hospedagem era o mais importante, enquanto 31% priorizavam a infraestrutura e logística do destino, como boas estradas e oferta de hotéis. A facilidade em encontrar informações na internet foi a preferência de 22% dos entrevistados.
Durante as viagens, 78% das pessoas preferem visitar pontos turísticos, enquanto 68% gostam de experimentar a culinária local. Além disso, 51% desejam conhecer a história do lugar e 44% fazem compras. Corridas e atividades ao ar livre são importantes para 37%.
Compra de milhas
Quanto à compra de milhas, 26% das pessoas que viajaram de avião nos últimos 12 meses adquiriram pacotes de viagens aéreas, 17% fizeram isso nos últimos dois anos, e 31% há mais tempo. No entanto, 26% nunca compraram esses pacotes.
Um total de 44% dos entrevistados afirmaram já ter comprado passagens em sites que vendem por meio de milhas, enquanto 56% nunca fizeram. Dentre aqueles que compraram nesses sites, 76% adquiriram passagens com datas específicas, e 26% optaram por datas flexíveis.
Em relação à confiança na compra de passagens, 86% confiam nas companhias aéreas, seja comprando pelo site, aplicativo ou no balcão do aeroporto. As agências de viagens são confiáveis para 60% dos entrevistados, enquanto sites que vendem por meio de milhas são confiáveis para 24%.