A Apple conquistou o título de marca mais preparada para enfrentar as transformações do futuro em 2023, de acordo com o FutureBrand Index. O índice é um estudo global de percepção que se baseia no Global Top 100 da PwC, uma rede de empresas que oferecem serviços para diversas marcas em todo o mundo.
Além de já ter figurado entre as cinco principais empresas em 2022, a Apple liderou o ranking em 2016 e 2020. O estudo apontou que a razão para essa posição de destaque foi a indispensabilidade da marca e a eficiente gestão de seus recursos.
Outro ponto em relação à empresa fundada por Steve Jobs foi seu esforço em manter o emprego de seus funcionários. Enquanto outras big techs realizaram demissões em massa no primeiro semestre de 2023, a Apple empenhou-se em evitar demissões em grande escala.
A empresa também é reconhecida globalmente pelo seu compromisso com a privacidade de dados e pela produção de produtos de alta qualidade.
O estudo da FutureBrand Index avalia a força da marca de cada empresa com base em 18 experiências e atributos de propósito, como consistência, gestão de recursos, indispensabilidade, inovação, confiança e bem-estar. A pesquisa, que contou com mais de 3 mil profissionais de negócios entrevistados entre 31 de maio e 12 de junho de 2023, foi realizada em colaboração com a QRi Consulting, uma empresa global de pesquisa e especialista em marcas.
Empresas mais preparadas para o futuro
Além da Apple, outras quatro empresas se destacaram no ranking das mais preparadas para o futuro este ano. A Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), especializada na fabricação de baterias de íon-lítio para veículos elétricos e sistemas de energia, ocupou a segunda posição. A empresa de energia limpa NextEra Energy ficou em terceiro lugar, caindo duas posições em relação ao ano anterior, quando liderou a lista.
A quarta posição foi ocupada pela fabricante de semicondutores Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), enquanto a quinta posição coube a uma das principais concorrentes da Apple, a Samsung.
A FutureBrand destacou que as cinco primeiras colocadas compartilham a liderança em tecnologia e inovação, com negócios voltados para produtos e serviços essenciais ao público.
Destaques entre marcas
Em termos de percepção, Apple, Google, Microsoft, Amazon e Coca-Cola foram consideradas as marcas mais valiosas, especialmente em relação a esforços de diversidade, equidade, inclusão, pertencimento e acessibilidade. Além disso, Apple, Amazon, Tesla, Microsoft e Google lideraram no que diz respeito a modelos de negócios mais circulares.
O índice, com interesse nas habilidades estratégicas da inteligência artificial (IA), pediu para o Bard, chatbot do Google, analisar as empresas no top 5. A IA destacou que todas as marcas líderes têm medidas sólidas para se fortalecerem, com foco no propósito da marca e investimento em inovação. Também foram mencionados atenção à experiência do cliente, compromisso com a sustentabilidade e adaptação às tendências do mercado.