No cenário digital brasileiro, o WhatsApp emerge como o aplicativo mais utilizado por 88% dos adolescentes. Além disso, os jovens passam em média 3 horas e 58 minutos na frente do aparelho. Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que analisou o comportamento de crianças e jovens com smartphones.
Quanto aos aplicativos favoritos do grupo, o WhatsApp é seguido de perto pelo YouTube, com 83%. O Instagram fica em terceiro lugar, com 77%, seguido pelo Google, com 70%, e o TikTok, com 65%.
A pesquisa, que abrangeu 1.983 entrevistados responsáveis por crianças e adolescentes, considerou adolescentes aqueles com idades entre 13 e 16 anos. Foi constatado também que 90% deste grupo já possui seu próprio smartphone, enquanto 6% dependem dos dispositivos emprestados por seus pais e 4% não possuem um aparelho.
A segurança foi citada por 54% dos entrevistados como o motivo principal para que os adolescentes possuam um smartphone. Comunicar-se com os pais ocupou o segundo lugar na lista, com 51%, seguido por 48% que usam o dispositivo para estudar. Entreter-se e manter contato com amigos e familiares são motivações igualmente fortes, com 47% cada.
Crianças e o uso de celulares
A pesquisa também revela um aumento progressivo no uso de celulares e nas horas gastas em frente às telas, à medida que as crianças crescem. No extremo mais jovem, 59% das crianças com até 3 anos não possuem um smartphone, mas essa porcentagem cai para 26% na faixa etária de 4 a 6 anos.
Com o avançar da idade, o uso de smartphones cresce e a taxa de crianças sem smartphone cai para 13% entre 7 a 9 anos, 8% entre 10 e 12 anos e apenas 4% entre os adolescentes.
Entre os pais que optam por não permitir que seus filhos usem celulares, as preocupações variam. A maioria (57%) menciona o impacto no desenvolvimento da criança como o principal motivo. Outros 36% alegam não gostar do conteúdo ao qual seus filhos seriam expostos. Já 34% temem que o uso do celular seja prejudicial à saúde e 19% temem que o dispositivo seja danificado.
Até os 12 anos, aplicativos de vídeo, como o YouTube Kids e o YouTube, são os favoritos das crianças, enquanto jogos móveis como Roblox e Minecraft conquistam a preferência dos pequenos.