O Google Shopping lançou nos Estados Unidos o Product Studio, um conjunto de ferramentas de IA para auxiliar pequenos comerciantes na criação e gestão de imagens de produtos. A ferramenta inclui um recurso experimental de geração de cenários por meio de IA. Usando um modelo generativo de imagens por meio de texto, ela ajuda na composição de produtos em cenários criativos. Além disso, é capaz de remover fundos indesejados e aprimorar a resolução das imagens dos produtos.
O Google também anunciou o novo rótulo “pequenas empresas” para os anunciantes, tornando mais acessível a identificação de estabelecimentos familiares pelos compradores. As lojas e os produtos vendidos por esses comerciantes serão destacados com uma etiqueta de “pequenas empresas” nas pesquisas do Google.
Além disso, será feita a inclusão automática do atributo de pequena empresa em algumas listagens de comerciantes. A lista considera fatores como a quantidade de produtos oferecidos, o número de locais e o tráfego na web que recebem. Os comerciantes podem remover a etiqueta a qualquer momento, caso desejem.
Para fortalecer a confiança em empresas desconhecidas, a gigante da tecnologia também está ampliando a quantidade de informações disponíveis para os compradores nas buscas de empresas. O Google Shopping exibirá dados relevantes sobre compras, incluindo ofertas atuais, políticas de frete e devolução e informações de atendimento ao cliente.
Por enquanto, essas atualizações se aplicam exclusivamente aos varejistas baseados nos EUA que utilizam o Merchant Center ou o Perfil da Empresa, incluindo o aplicativo de compras Google e YouTube na Shopify. Ainda não há datas de lançamento em outros países.