O Brasil é o país que mais envia mensagens pelo WhatsApp e também o que mais utiliza mensagens de áudio no mundo, segundo o presidente do aplicativo, Will Cathcart. Apesar da utilização em massa por grande maioria da sua população, o país ainda não lidera o maior número de usuários, ficando atrás apenas da Índia e da Indonésia.
Em uma entrevista à Folha de S. Paulo, Cathcart não divulgou números, mas falou sobre o uso massivo do aplicativo no país. “A questão é que, no Brasil, não apenas há um dos maiores números de usuários do mundo. O Brasil é o país do WhatsApp, o uso per capita é muito alto. De longe, o Brasil é o país que mais envia mensagens de áudio no mundo, quatro vezes mais do que qualquer outro”, declarou.
Cathcart também discutiu a relevância do Brasil para a Meta, o conglomerado de tecnologia ao qual o WhatsApp pertence. “O Brasil, por causa da intensidade do uso do WhatsApp, é fundamental [para a Meta]”, pontuou.
O presidente da plataforma assegurou que o serviço permanecerá gratuito e sem anúncios. Para gerar receita, ele aposta nos serviços de mensagens para empresas como uma das principais fontes de renda. Isso porque já é comum no Brasil a troca de mensagens entre clientes e empresas de diferentes nichos através do mensageiro. Atualmente, essa área já gera US$ 10 bilhões anualmente nos aplicativos WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram.
Receba semanalmente as últimas notícias e estudos relevantes
para o mundo do marketing e da publicidade!
Inscreva-se na newsletter do O Buzz!
O Futuro do WhatsApp
Quanto ao futuro do WhatsApp, estão sendo introduzidas inovações que têm o potencial de transformar a forma como os usuários interagem com o aplicativo. Cathcart mencionou as “figurinhas de IA”, que permitirão aos usuários criar adesivos personalizados digitando o que desejam.
Além disso, ele anunciou a implementação de agentes de IA, capazes de responder a perguntas dos usuários e fornecer informações atualizadas por meio de pesquisas na internet. “Obviamente, trata-se de IA, então estamos aprendendo. Mas trata-se de uma maneira de acessar informações sem ter que pesquisar na internet, entrar em sites”, comentou sobre a novidade.
O presidente do aplicativo também mencionou o desenvolvimento de uma IA para auxiliar as empresas a responderem aos seus clientes. Grandes empresas ou empresas de médio porte que normalmente não conseguem responder a todas as perguntas rapidamente podem contar com um agente de IA para lidar com as consultas iniciais e informações mais básicas. “Esperamos que chegue ao Brasil em breve”, disse Will, sem anunciar uma data prevista para o lançamento da funcionalidade.
Quanto aos canais do WhatsApp, Will Cathcart falou sobre a possibilidade de criptografar canais pequenos, como, por exemplo, uma empresa que queira divulgar informações exclusivamente para seus funcionários ou uma escola que deseje comunicar-se apenas com os pais. Por outro lado, ele ressaltou que a criptografia não faz sentido para canais grandes, já que não é viável permitir que alguém envie mensagens secretas para milhões de pessoas no WhatsApp.