Nesta quarta-feira (22), o executivo Sam Altman foi recontratado como CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT. As circunstâncias da sua volta à big tech envolveram ameaças de demissão em massa por vários funcionários, caso a empresa não nomeasse Altman como CEO novamente, e a criação de um novo conselho para a companhia.
Altman havia sido demitido da OpenAI na sexta (17), pelo conselho da OpenAI, que alegou em comunicado que “ele não foi consistentemente sincero em suas interações com o conselho”. Na segunda (20), o executivo chegou a ter sua contratação anunciada para liderar a Microsoft.
Após a última reviravolta, em seu acordo para retornar à OpenAI, Altman contará com um novo conselho inicial, composto por Bret Taylor (Presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo.
Em seu perfil no X, Altman afirmou que, na sua volta, quer desenvolver a forte parceria da OpenAI com a Microsoft, que também é uma das principais investidoras da OpenAI.
Em uma publicação nas redes sociais, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que está “encorajado” com a nova reviravolta. “Sam, Greg e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel fundamental a desempenhar junto à equipe de liderança da OpenAI”, escreveu.