A Amazon ingressou no cenário dos chatbots com o lançamento do “Q”, um assistente de inteligência artificial (IA) generativa projetado especialmente para atender às necessidades corporativas. Segundo a empresa, o Q visa aprimorar a produtividade dos profissionais, auxiliando-os em tarefas cotidianas como solucionar problemas, criar conteúdo e obter insights.
Além disso, a ferramenta é capaz de integrar-se ao repositório de informações da empresa, adaptando-se a cada usuário com base em identidades, funções e permissões específicas dentro da organização. O anúncio oficial ocorreu nesta quarta (29), durante o “AWS re:Invent 2023”, um evento promovido pela Amazon Web Services (AWS), a divisão de computação em nuvem da empresa.
Em comunicado oficial, a Amazon enfatizou o compromisso de que a AWS nunca irá utilizar o conteúdo dos clientes do Amazon Q para treinar os modelos subjacentes, destacando a importância da privacidade e segurança dos dados.
Em julho, o Google responsável pelo Bard foi processado por roubar dados de usuários para treinar a IA. A OpenAI e a Microsoft também se tornaram réus por roubo de dados para treinar o ChatGPT.
Como usar o Amazon Q?
Durante a apresentação prática da ferramenta, foi exemplificado como um gerente de marketing pode solicitar ao Amazon Q a transformação de um comunicado à imprensa em uma postagem de blog, a criação de um resumo do comunicado ou o desenvolvimento de um rascunho de e-mail com base nas informações fornecidas.
O chatbot realiza pesquisas no conteúdo interno da empresa, como guias de estilo, para fornecer respostas alinhadas aos padrões de marca. Além disso, o Amazon Q permite a geração de avisos personalizados para as redes sociais, promovendo efetivamente a história por meio de diversos canais. Após a execução da campanha, o usuário também pode solicitar ao chatbot a análise e resumo dos resultados para avaliações de liderança.
Os planos de assinatura do serviço são personalizáveis, adaptando-se às necessidades e uso específico de cada usuário. Embora o ferramenta esteja disponível globalmente para empresas, os planos mensais são precificados em dólares. A Amazon esclareceu que, embora o Q funcione de maneira otimizada para conversas e interações em inglês, ele “pode compreender e responder em vários idiomas”.