O Instagram divulgou a pesquisa “Vem na Trend 2024”, realizada em parceria com a WGSN, que revela as tendências que a Geração Z irá vivenciar em relação à cultura global no próximo ano. O estudo, conduzido com jovens de 16 a 24 anos nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Brasil e Coreia do Sul, investigou questões e tendências importantes para esse grupo.
No âmbito do estilo de vida, o próximo ano se mostra como a era de crescimento para a Geração Z. O grupo irá se concentrar no autoaperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal. Além disso, as principais aspirações para 2024 incluem sorte e a autenticidade. Suas três principais prioridades abrangem manter a saúde, explorar uma carreira e viajar.
O Instagram caracterizou essa geração como empreendedora. Isso porque 1 em cada 3 jovens acredita que a melhor rota para a riqueza é por meio de alguma forma de trabalho autônomo.
Quanto ao uso das redes sociais, a Geração Z planeja priorizar conexões significativas em 2024, com o primeiro foco em manter contato com amigos e familiares e o segundo em acompanhar as tendências em moda, música e tecnologia.
No Brasil, a Geração Z se destaca por expressar o desejo de utilizar as redes sociais para se manter atualizada sobre tendências, como moda e tecnologia (25,6%), enquanto em outros países, como os EUA, a ênfase está em manter contato com familiares e amigos (26,4%).
No setor de moda e beleza, o Instagram destaca práticas sustentáveis como tendências para 2024, como comprar menos, compartilhar looks, apoiar o comércio local e economizar por meio de compras de segunda mão, online ou em lojas físicas. As tendências globais de moda para 2024 incluem vestir-se de maneira mais modesta, adotar estilos vintage, econômicos ou de herdeiro. Além disso, ser sustentável ao repetir roupas e explorar o DIY (faça você mesmo) também entram na lista.
A moda e a beleza girarão em torno da individualidade, com quase 1/3 da Geração Z buscando criatividade na forma como se vestem, seguido de perto pela descoberta de um perfume característico e estética pessoal. Conforme a Geração Z define sua estética individual, a busca por peças que reflitam sua identidade cresce. Em 2024, mais de 1/4 dos jovens planejam descobrir uma fragrância exclusiva.
Em relação à gastronomia, a Geração Z mostra interesse em experimentar novos alimentos. 45% estão interessados em produtos veganos e 42% dispostos a experimentar carne vegetal.
Ativismo e relação com celebridades
Quando questionados sobre a melhor maneira de efetuar mudanças, a Geração Z se divide quase igualmente entre o voto e o ativismo nas redes sociais. No âmbito das celebridades, a Geração Z demonstra afinidade por compartilhar interesses comuns, com 75% pertencendo a algum fandom. Os principais fandoms incluem programas de TV, música/cantores/bandas e videogames.
A maioria dos integrantes da Geração Z relata ter enviado mensagens diretas para celebridades no Instagram. Eles destacaram essa prática como a melhor forma de expressar apoio e carinho por seus ídolos. No Brasil, 68,3% dos jovens afirmam já ter enviado uma DM para uma celebridade.