Nesta terça-feira (19), o Governo Federal lançou o aplicativo “Celular Seguro”. A novidade permite que os usuários comuniquem o furto ou roubo de seus dispositivos móveis. Ao realizar o registro da ocorrência através do aplicativo ou do site do projeto, as instituições bancárias e a operadora de telefonia do usuário serão alertadas. Assim, vão bloquear o acesso remoto às contas bancárias e à rede celular. Esse procedimento pretende proteger o usuário contra transações financeiras realizadas por criminosos.
O projeto, elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, contou com a colaboração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Também colaboraram operadoras de telecomunicações, instituições financeiras afiliadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e entidades privadas.
Na ocasião, foram formalizados memorandos de entendimento com instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi. Além disso, protocolos de intenções foram estabelecidos com empresas como Google, Uber, 99, Zetta e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Também aderiram ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.
Instruções para usar o aplicativo Celular Seguro
O aplicativo Celular Seguro está disponível gratuitamente para download nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store. Após a instalação, é preciso cadastrar os dados do celular na plataforma gov.br.
A interface inicial do aplicativo apresenta três ícones principais: “Pessoas de Confiança”, para cadastrar indivíduos que podem reportar ocorrências em caso de perda, roubo ou furto do aparelho. Também há os ícones “Registrar Telefone” (para vincular o aparelho diretamente ao CPF) e “Registrar Ocorrência” (para reportar roubos ou furtos).
Ao cadastrar uma pessoa de confiança, ela passará a visualizar o dispositivo no seu perfil, permitindo que, em caso de incidente, ela possa criar uma ocorrência em seu nome. O registro do telefone requer o preenchimento de um formulário com informações como marca e modelo e pessoa de confiança. Também é necessário informar operadora, telefone, estado, cidade, número de série e IMEI.
Após a ocorrência de furto ou roubo, o usuário ou sua pessoa de confiança deve clicar no botão “Alerta” para registrar os detalhes, como quando e onde ocorreu o incidente. Um número de protocolo será gerado e deve ser guardado para referência futura. A ocorrência será registrada, e as instituições participantes serão notificadas.