Nesta quarta-feira (10), a OpenAI lançou a GPT Store, a loja de chatbots de inteligência artificial (IA) desenvolvidos por parceiros da empresa e pela comunidade. A plataforma possibilita que os usuários explorem diferentes aplicações desses modelos.
Segundo a companhia, os usuários já criaram mais de 3 milhões de versões personalizadas do chatbot de IA. Inicialmente, a loja está disponível para os usuários da versão paga do ChatGPT, que possuem os planos Plus, Team ou Enterprise.
Além disso, a GPT Store apresenta diversas categorias, incluindo Top Picks (os modelos mais populares), Dall-E (voltado para a geração de imagens), Pesquisa e Análise, Programação, Educação, Produtividade e Estilo de Vida.
A OpenAI destacou exemplos, como o Canva, que utiliza seu próprio plugin de design digital para gerar imagens úteis em apresentações e posts. Outros GPTs incluem o Consensus, dedicado à busca e análise de uma base extensa de artigos científicos. Também há o Books, que oferece recomendações literárias personalizadas com base nos gostos do leitor.
Em relação à remuneração, a OpenAI planeja lançar um programa específico para desenvolvedores norte-americanos ainda neste primeiro trimestre. A remuneração será baseada no engajamento do público com cada modelo. Os detalhes sobre critérios e valores serão divulgados mais próximo do lançamento.
Além disso, a empresa afirmou que o uso no ChatGPT Team e Enterprise não implicará na utilização das conversas com os modelos para aprimorar os modelos da empresa.