A FedEx, empresa de serviços de entrega e transporte, anunciou o lançamento de uma plataforma de comércio digital baseada em dados. Programada para ser lançada entre setembro e novembro, o programa se chama “fdx”.
No anúncio, a entregadora enfatizou que a nova plataforma integrará as ferramentas de comércio já existentes da FedEx, incluindo o acesso aos membros do ShopRunner, um mercado de comércio eletrônico adquirido pela FedEx em 2020. A empresa, que oferece entregas rápidas e gratuitas por meio de assinatura, é uma concorrente direta do serviço da Amazon Prime.
As duas empresas já tiveram parceria, mas em 2019 o contrato entre elas não foi renovado. A empresa de Jeff Bezos se tornou a maior empresa privada de entrega nos Estados Unidos em 2022, ultrapassando tanto a FedEx em 2020 quanto a UPS em 2022.
A FedEx também anunciou que a nova plataforma proporcionará uma experiência pós-compra personalizada. Assim, irá oferecer transparência com relação às datas de entrega e atualizações precisas de remessa.
Entre os serviços oferecidos, destaca-se o controle aprimorado sobre as entregas, simplificação das devoluções e acompanhamento em tempo real das remessas. Além disso, a empresa se comprometeu a fornecer dados sobre o impacto ambiental das entregas, especificamente em relação às emissões de carbono.