A Nestlé obteve a melhor classificação na memória do consumidor no Brasil em 2023, conforme revelado pelo Ranking divulgado pela YouGov. A consciência da publicidade expressa a porcentagem de pessoas no país que se lembram de ter visto um anúncio da empresa.
O título de “Anunciante do Ano” foi conferido à Nestlé devido a um aumento de 20,6 pontos entre o ponto mais baixo e mais alto de desempenho ao longo do ano passado.
Por outro lado, a Americanas registrou a pior performance no Brasil em 2023, com uma queda de 25,9 pontos durante o ano. O estudo atribuiu isso à crise financeira enfrentada pela empresa.
O setor de alimentos se destacou no ranking anual de 2023, com a Nestlé liderando o Top 5, seguida por Qualy (+17,4 pontos), Sadia (+16), Perdigão (+15,8) e Seara (+15,1).
Campanhas realizadas pelos anunciantes do ano
Apesar de serem do mesmo setor, as campanhas realizadas pelos principais anunciantes refletem estratégias variadas. A Nestlé alcançou sua maior pontuação em setembro e lançou duas campanhas em canais de mídia social. Uma destacando um novo produto, o Choco Trio, e outra promovendo seu programa de contratação de talento jovem no Instagram.
Já a Qualy atingiu sua pontuação máxima em junho durante uma campanha no Instagram em colaboração com Ary Fontura, para promover potes colecionáveis relacionados ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Em maio, a Sadia obteve sua maior pontuação na consciência da publicidade durante uma campanha para o Dia das Mães com Déa Lúcia, mãe do humorista Paulo Gustavo.
Tanto a Perdigão quanto a Seara alcançaram seu melhor desempenho em consciência da publicidade durante a temporada de fim de ano.
A Perdigão colaborou com a companhia aérea Gol na campanha “Chester Nas Alturas”, oferecendo uma ceia de Natal a 150 passageiros dos voos São Paulo-Punta Cana (República Dominicana). Enquanto isso, a Seara executou várias ações nas redes sociais revelando produtos e iniciativas para o Natal e o Ano Novo.
Leia também:
Marcas aproveitam buzz de estreia do BBB24 para engajar nas redes sociais