Nesta terça-feira (5), o Google anunciou uma série de mudanças em seu algoritmo de busca, visando reduzir a presença de spam e resultados de baixa qualidade nas pesquisas realizadas em sua plataforma. A implementação da nova política de fiscalização está agendada para o dia 5 de maio.
De acordo com a empresa, a meta é reduzir em 40% o conteúdo de spam. Isso deve resultar em um aumento do tráfego para sites e portais que oferecem conteúdo original e de boa reputação.
Para alcançar esse objetivo, a big tech está adotando duas medidas principais. Primeiramente, está aprimorando a classificação de qualidade, implementando melhorias algorítmicas nos sistemas de classificação principais. Isso visa garantir a exibição das informações mais relevantes e úteis na web, enquanto reduz a presença de conteúdo não original nos resultados de pesquisa.
Segundo o Google, essa iniciativa faz parte do reforço de uma política que teve início em 2022 com o objetivo de “reduzir o conteúdo não original e inútil” nos resultados de busca. Isso inclui sites que são predominantemente criados para atender a consultas de busca muito específicas.
A segunda medida anunciada pela empresa é aprimorar as políticas de combate ao spam. Dessa forma, serão atualizadas as regras sobre o que deve ser mantido fora do mecanismo de busca. Isso inclui, por exemplo, sites expirados que são reaproveitados como repositórios de spam.
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Além disso, a big tech passará a tomar medidas contra práticas abusivas que resultam no ranqueamento elevado de spam ou conteúdo de baixa qualidade nas pesquisas. Isso inclui a identificação da publicação automatizada de conteúdo de baixa qualidade em grande escala, seja por meio de robôs ou de uma combinação de trabalho humano.
O buscador também irá filtrar sites que, apesar de possuírem conteúdo próprio de qualidade, hospedam conteúdo terceirizado de baixa qualidade. Isso acontece com sites que tentam melhorar seu ranqueamento nos resultados de busca.
A empresa também irá lidar com o abuso de domínios expirados, onde indivíduos compram domínios de sites desativados e os preenchem com conteúdo de baixa qualidade na tentativa de lucrar com as visitas provenientes do Google.
Elizabeth Tucker, diretora de gerenciamento de produtos do Google, comentou sobre as mudanças, destacando que a empresa possui políticas e sistemas automatizados de longa data para combater spammers e está constantemente trabalhando para abordar táticas emergentes que buscam manipular os resultados com conteúdo de baixa qualidade.
“Estamos fazendo diversas atualizações em nossas políticas de spam para melhor lidar com práticas abusivas novas e em evolução que levam à exibição de conteúdo não original e de baixa qualidade na Pesquisa. Tomaremos medidas em relação a mais tipos desses comportamentos manipuladores a partir de hoje”, disse Tucker em comunicado.
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