A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou a desativação do CrowndTangle, uma ferramenta de monitoramento de redes sociais utilizada por jornalistas, pesquisadores e verificadores de fatos para ajudar a combater desinformação, fake news e discursos de ódio.
O serviço será descontinuado no dia 14 de agosto deste ano, dois dias antes do início da veiculação de campanhas eleitorais. A interrupção do CrowndTangle terá impacto nas análises de conteúdo que circulam pelas redes sociais da Meta, sobretudo em ano de eleição.
Em um comunicado direcionado aos usuários, a empresa declarou que a ferramenta passará a operar em um estado de “modo de manutenção”. Isso significa que não haverá mais desenvolvimento ativo da plataforma, apenas correções de bugs. A Meta justificou essa mudança citando evoluções tecnológicas e regulatórias como principais motivos.
Ao anunciar o fim do CrowdTangle, a Meta informou que novas ferramentas de pesquisa serão disponibilizadas em parceria com o Consórcio Interuniversitário para Pesquisa Política e Social (ICPSR) da Universidade de Michigan.
Essas novas ferramentas estarão acessíveis para solicitação por parte de indivíduos de instituições acadêmicas qualificadas ou organizações sem fins lucrativos envolvidas em pesquisas científicas ou de interesse público. No entanto, não há informações disponíveis sobre o acesso dessas ferramentas pela imprensa.
Leia também:
Meta lança ferramentas com IA para anunciantes
Justiça de São Paulo proíbe a Meta de usar o nome no Brasil
Meta vai rotular conteúdo produzido por inteligência artificial nas redes sociais