O Instagram anunciou atualizações no seu algoritmo de recomendação de conteúdo para priorizar conteúdos originais e ampliar a distribuição de contas menores. A principal mudança será na penalização de contas que publicam conteúdos copiados de outras pessoas, que perderam espaço de recomendação na rede social.
Segundo a rede social, o foco principal da mudança são perfis que replicam conteúdo de outras contas mais de 10 vezes em 30 dias. Fotos e vídeos não originais não serão exibidos na aba “Explorar” do Instagram ou nas recomendações do feed principal. A mudança deve acontecer nos próximos meses.
As contas afetadas poderão ter suas postagens recomendadas novamente 30 dias após a última vez que repostaram o conteúdo de outros perfis. Além disso, o Instagram substituirá o conteúdo copiado pela postagem original do criador nas recomendações, utilizando um sistema que verifica se os conteúdos são idênticos com base em sinais sonoros e visuais.
As mudanças se aplicam apenas às recomendações, portanto, o conteúdo repostado ainda estará visível no perfil ou no feed. Além disso, quando a plataforma encontrar um conteúdo republicado, ela adicionará um rótulo com o link para o criador de conteúdo original, que serão visíveis para os seguidores da conta que replicou conteúdo.
Recomendações de Reels vão beneficiar contas menores
Com a atualização no algoritmo, o Instagram também anunciou uma mudança na forma como os Reels são recomendados ao público. Os vídeos curtos serão submetidos a testes, nos quais os conteúdos serão mostrados a um público pequeno com interesse no tema do vídeo e aqueles conteúdos com melhor desempenho nesse grupo serão exibidos para um público maior, ampliando os interesses.
Dessa forma, se uma pessoa publica um vídeo sobre Stand-Up, esse Reels será recomendado para pessoas interessadas no assunto. Se o conteúdo obtiver um bom desempenho, será exibido para pessoas que apreciam comédia. E se continuar a ter uma boa aceitação, será exibido para pessoas interessadas em entretenimento em geral.
Segundo a plataforma, essas medidas visam proporcionar uma distribuição mais equitativa e justa de conteúdo na plataforma e devem ser benéficas para pequenos criadores de conteúdo, que antes não tinham o mesmo alcance nas recomendações.
“Historicamente, devido à forma como classificamos o conteúdo, os criadores com muitos seguidores e agregadores de conteúdo republicado obtiveram mais alcance nas recomendações do que os criadores de conteúdo originais menores”, informou o Instagram.
Leia também:
Instagram lança carrossel colaborativo no Brasil; entenda como usar
Creators x Influenciadores: a distinção crucial no mundo digital