Nesta segunda-feira (13), a OpenAI anunciou a versão mais recente do ChatGPT, chamada GPT-4o. A novidade é mais veloz e traz novos recursos, como análises de imagens e voz, além de estar disponível para todos os usuários do chatbot, incluindo aqueles que não são assinantes.
Segundo a Diretora de Tecnologia da empresa Mira Murati, o modelo atualizado “é muito mais rápido” e melhora “os recursos de texto, visão e áudio”. Agora, o chatbot permite que o usuário grave um áudio e peça para que a IA traduza o que está sendo dito em tempo real ou mesmo mostrar ao ChatGPT um jogo de esportes ao vivo e pedir que ele lhe explique as regras.
O GPT-4o chegará simultaneamente a usuários gratuitos e dos planos pagos Plus e Team. A diferença é que usuário pagantes terão uma cota de mensagens cinco vezes maior que os gratuitos.
Demonstrações do GPT-4o
Os executivos da OpenAI demonstraram uma interação por voz com o ChatGPT, onde solicitaram instruções em tempo real para resolver um problema de matemática, ouviram uma história para dormir e buscaram conselhos de programação.
Durante a demonstração, a ferramenta exibiu várias vozes, incluindo uma natural, semelhante à humana, uma voz de robô e uma voz cantada. Além disso, o chatbot foi capaz de analisar uma imagem de um gráfico e discuti-la.
Também foi demonstrada a capacidade do modelo em detectar as emoções dos usuários. Isso porque em um momento do vídeo ele percebeu a respiração acelerada do executivo e o incentivou a se acalmar. O ChatGPT também demonstrou sua habilidade de conduzir uma conversa em vários idiomas, traduzindo e respondendo automaticamente.
Durante a demonstração, o chatbot ofereceu sugestões sobre como resolver uma equação simples escrita em um pedaço de papel, utilizando sua capacidade de analisar imagens. Além disso, o GPT-4o foi capaz de analisar códigos de computador, traduzir entre italiano e inglês e interpretar emoções em uma selfie de um homem sorridente.
“Esta é a primeira vez que realmente estamos dando um grande passo adiante se tratando de facilidade de uso. Esta interação se torna muito mais natural e muito, muito mais fácil”, disse Murati durante a demonstração ao vivo.
Mais ferramentas gratuitas
Com a disponibilização do GPT-4o para não assinantes, quem não paga pelo ChatGPT ganhou vários recursos que antes só estavam disponíveis para assinantes. Dentre eles a análise de fotos e arquivos, acesso aos modelos de chatbot da GPT Store e suporte à memória, que permite “ensinar” ao ChatGPT informações permanentes que podem ser úteis nas conversas.
Além disso, os usuários da versão gratuita agora podem acessar a internet através do buscador Bing da Microsoft para responder às perguntas mais recentes. Se alguém fizer uma pergunta no chat que exija o uso do recurso Navegar – por exemplo: “como está o tempo hoje em São Paulo?” – o modelo ativará automaticamente o recurso para fornecer uma resposta. As novidades vão ser lançadas na próximas semanas.
Leia também:
Meta lança ferramenta de IA para criar texto e imagem para anúncios