De acordo com o “Relatório de Inteligência Artificial” (IA) da Opinion Box, 62% dos brasileiros acreditam que profissionais que não dominarem ferramentas com a tecnologia estarão em desvantagem no mercado de trabalho.
O levantamento, que entrevistou 721 profissionais de empresas privadas, revelou que 43% dos entrevistados acreditam que a integração do trabalho com IA nunca substituirá o trabalho humano, enquanto 25% veem riscos e 32% estão indecisos.
Em relação ao uso de IA por empresas, 37% das companhias já adotaram a tecnologia, 41% afirmaram que suas empresas não a utilizam e 22% não têm certeza. Entre as empresas que utilizam IA, a principal aplicação é para tarefas rotineiras (27%), análise de dados (26%) e processos internos (24%).
Além disso, 19% usam para melhorar produtos ou serviços existentes, 19% para produção de conteúdo (textos e imagens) e 14% para desenvolver novos produtos ou serviços. Além disso, 1% usa de formas variadas e 35% não têm certeza.
IA na rotina dos brasileiros
Para um panorama mais amplo do uso de IA por parte dos brasileiros, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, foram entrevistadas 1.011 pessoas. Destes, 37% utilizam IA diariamente, 19% semanalmente e 11% mensalmente. Já 22% raramente usam e 11% nunca utilizaram.
Entre as razões para usar a tecnologia, 48% dos entrevistados destacaram a ajuda em tarefas diárias e organização pessoal, 47% para aprendizado de interesses pessoais e 37% para tarefas de trabalho. Outros usos incluem estudos e tarefas acadêmicas (37%) e criação de conteúdo (35%).
Quanto ao impacto da IA no futuro, 56% dos entrevistados têm uma perspectiva positiva, 14% acreditam em um impacto negativo e outros 14% acham que não haverá impacto significativo. Enquanto isso, 16% das pessoas estão indecisas.
Uso do ChatGPT
A pesquisa da Opinion Box também procurou saber da relação entre os brasileiros e o ChatGPT e revelou que 79% dos entrevistados conhecem a ferramenta e 53% já a utilizaram. Entre aqueles que ainda não usaram, 35% demonstram interesse em experimentar, enquanto 12% não têm interesse.
Dos que utilizam o ChatGPT, 44% o fazem para obter informações, 36% para gerar ideias de conteúdo, 36% para atividades acadêmicas/escolares, 32% para se informar e 30% para tarefas específicas de trabalho. Outros 23% usam para entretenimento e 2% para outras atividades.
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