IA Generativa na Prática: insights para otimizar o dia a dia das empresas

Na estreia do Podcast O Buzz, especialistas compartilham como empresas de diversos tamanhos se beneficiar da tecnologia na prática.

Com a popularização de tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, empresas de todos os tamanhos têm aproveitado os benefícios da IA para otimizar processos, impulsionar a criação de conteúdo e aprimorar o planejamento estratégico.

Para aprofundar o tema da IA generativa na prática, o podcast O Buzz convidou três especialistas: Mariana Tunes, Diretora de Marketing da Fazenda do Futuro; Walter Andrade, Diretor de Data e Analysis da Visa; e Babi Tonhela, Senior Manager Brasil da Nuvemshop, para explicar como usam a tecnologia no dia a dia.

O que é IA generativa?

Antes de se aprofundar no tema do podcast, é importante entender que a IA generativa é um tipo de inteligência artificial que permite aos usuários criar novos conteúdos, como textos, imagens, músicas, áudios e vídeos, a partir de comandos específicos. Entre as IAs generativas mais conhecidas estão o ChatGPT, Gemini e Midjourney.

Como as empresas podem usar IA Generativa?

A IA generativa não apenas auxilia na criação de conteúdo para as marcas, mas também desempenha um papel crucial na personalização e na experiência do cliente. No podcast, Mariana Tunes destaca como a Fazenda do Futuro, uma foodtech que surgiu em 2019, utiliza a tecnologia para criar campanhas de marketing mais personalizadas, analisando dados dos consumidores para oferecer recomendações de produtos que realmente atendam às suas necessidades, aumentando assim o engajamento e a fidelidade do cliente.

Já Walter Andrade ressalta o impacto da IA na automação de processos na Visa, uma multinacional de serviços financeiros. Ele defende a capacidade da IA em automatizar tarefas repetitivas libera tempo e recursos para que as equipes se concentrem em atividades de maior impacto e estratégicas, como a análise de grandes volumes de dados para identificar padrões de comportamento do consumidor, permitindo uma melhor tomada de decisões e impulsionando a inovação dentro da organização.

“A IA terá um papel definitivo em oferecer suporte, mas não substituirá completamente”, argumenta Walter. Ele destaca a importância de ter um humano supervisionando o processo, complementando o papel da IA, que é apenas um auxiliar nesse processo.

Complementando o tema, Babi Tonhela traz insights práticos sobre como pequenas e micro-empresas podem usar a IA generativa para personalizar a experiência de compra dos clientes e automatizar o atendimento ao cliente. Não só para melhorar a eficiência operacional, mas também para proporcionar uma experiência mais satisfatória e personalizada para os consumidores.

Além disso, ela ressalta a importância de que as empresas acompanhem, se informem e aprendam sobre as novas tecnologias e algoritmos que estão sendo desenvolvidos, para que possam se adaptar e inovar constantemente.

Quer saber mais?

Ouça a entrevista completa com Mariana Tunes, Diretora de Marketing da Fazenda do Futuro; Walter Andrade, Diretor de Data e Analysis da Visa; e Babi Tonhela, Senior Manager Brasil da Nuvemshop, no Podcast O Buzz, disponível no Spotify, Amazon Music e YouTube.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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