O Brasil conquistou 92 troféus no Cannes Lions 2024, a maior premiação da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. O evento, realizado de 17 a 21 de junho na França, reuniu os melhores trabalhos criativos de agências de todo o mundo. As agências brasileiras mais premiadas foram a DM9 e a AlmapBBDO, ambas com 16 prêmios.
O festival premia as peças mais criativas do ano por meio de um comitê de jurados. Agências do mundo inteiro disputam pelos leões, como são chamados os troféus, nas categorias de ouro, prata e bronze. Além disso, o festival seleciona um Grand Prix em cada categoria para a melhor obra, sendo este o troféu mais prestigiado do evento.
Neste ano, o Brasil conquistou 14 ouros, 31 pratas e 45 bronzes, distribuídos entre 20 agências diferentes, além de 2 Grand Prix.
A agência DM9 faturou 4 ouros, 4 pratas e 8 bronzes. A AlmapBBDO ganhou 1 Grand Prix, 2 ouros, 3 pratas e 10 bronzes. A agência GUT também se destacou, levando 1 Grand Prix, 6 pratas e 4 bronzes.
O desempenho deste ano foi similar ao do Cannes Lions 2023, quando o Brasil também conquistou 92 troféus. Na ocasião, as agências e empresas brasileiras levaram 2 Grand Prix, 11 ouros, 28 pratas e 50 bronzes e 1 Titanium Lions, prêmio concedido à “criatividade revolucionária”, que aponta direções inovadoras para a indústria.
Confira a lista completa das agências brasileiras premiadas no Cannes Lions 2024:
Para calcular a pontuação, foram utilizados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para cada Grand Prix, 15 pontos para cada Leão de Ouro, 7 pontos para cada Leão de Prata e 3 pontos para cada Leão de Bronze.
Grand Prix Brasileiros
A agência Gut levou o Grand Prix pela campanha “Tá na Mão”, realizada para o Mercado Livre. A promoção envolveu a exibição de um QR Code com descontos a cada aperto de mão mostrado nos programas de entretenimento da Globo (TV Globo, GNT e Multishow).
Já o segundo prêmio foi para a AlmapBBDO com “Errata at 88”, para Johnnie Walker. Em outubro de 2023, a cantora Alaíde Costa se apresentou no show ‘A Grande Noite – Bossa Nova’, em Nova York, comemorando os 60 anos do concerto de bossa nova que apresentou o gênero ao mundo em 1962.
A participação de Alaíde, convidada pela Johnnie Walker, foi considerada uma “reparação histórica”, já que ela não foi convidada para o show original. Além da apresentação, a marca publicou um anúncio de página dupla na Folha de São Paulo em formato de “Erramos”, seção do jornal dedicada a correções de informações. Para a Johnnie Walker, a trajetória de Alaíde Costa exemplifica o slogan centenário da marca, “Keep Walking”.
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