A Amazon anunciou o “Amazon Quase Novo”, uma iniciativa destinada à comercialização de produtos usados, seminovos e reembalados. Com essa novidade, a empresa realiza uma avaliação do estado dos produtos e oferece descontos no valor final aos seus clientes.
A companhia categorizou os produtos em 14 segmentos distintos, que englobam itens como brinquedos, smartphones, utensílios de cozinha, livros e outros. Após passarem por uma análise realizada pela equipe da Amazon, os produtos recebem uma classificação que se divide em quatro níveis: “Como Novo”, “Muito Bom”, “Bom” e “Aceitável”.
Daniel Mazini, o presidente da Amazon no Brasil, comentou sobre essa inovação da empresa, afirmando: “Lançamos o ‘Amazon Quase Novo’ como uma forma de oferecer uma segunda oportunidade aos produtos devolvidos por nossos clientes, permitindo que sejam adquiridos por outros consumidores a um preço mais acessível em comparação a um produto completamente novo.”
Receba semanalmente as últimas notícias e estudos relevantes
para o mundo do marketing e da publicidade!
Inscreva-se na newsletter do O Buzz!
Classificações do Amazon Quase Novo
A classificação “Como Novo” é atribuída a produtos que se encontram em perfeitas condições de funcionamento, acompanhados de todos os acessórios e embalagens originais, exibindo apenas sinais mínimos de desgaste.
No caso dos produtos classificados como “Muito Bons”, estes estão em boas condições e plenamente funcionais, embora possam faltar acessórios não essenciais. Os itens podem apresentar alguns sinais de uso ou pequenas marcas.
Por outro lado, os produtos classificados como “Bons” tiveram um uso moderado, e a Amazon alerta para possíveis desgastes, pequenas marcas e a possibilidade de embalagens danificadas ou reembaladas. Nesse caso, é possível que faltem acessórios essenciais, que o consumidor precisará adquirir de forma independente para garantir o pleno funcionamento do item.
Por fim, a categoria “Aceitável” abrange produtos que desempenham sua função principal, apesar de evidentes sinais de uso e embalagens danificadas. A mesma regra de acessórios se aplica a componentes e peças de reposição, que o cliente pode precisar adquirir. Esses itens podem exibir marcas visíveis ou outros sinais de uso anterior, como arranhões, amassados e desgaste nas bordas ou cantos.
Os produtos incluídos nesse programa estão abrangidos pela Política de Devoluções da Amazon. Assim, é possível devolver os itens dentro de um prazo de 30 dias. No entanto, a empresa não permite a substituição de produtos do “Amazon Quase Novo” por outros na mesma condição, apenas pela troca por produtos similares disponíveis em estoque.
Leia também:
Amazon lança Audible no Brasil, o serviço de audiolivros da empresa